As Empresas de Navegação a Vapor do Espírito Santo (1850)

1 year ago

Companhia Espirito Santo e Campos;
Navegação de Itapemirim;
Empresa do Rio São Matheus;
Empresa de Navegação do Rio Doce;
Empresa de Itabapoana;

A província possue cincoenta acções desta companhia no valor da duzentos mil reis cada uma. Até agora porem não consta no Thesouro Provincial que lhe tivessem, sido remettidos os títulos. Informa o mesmo Thesouro que desde 1876 em que para ali entrou a quantia de quatrocentos mil réis, dividendo (as acções concernentes ao 1º semestre daquelle anno, e 2:000$000 que a Assembléa Geral dos accionistas resolveo pagar do fundo de reserva existente, na rasão de 40$000 por arção, nenhum devidendo mais tem sido remettido.

Tendo o Dr. Juiz de Direito da comarca de Santa Cruz trazido ao meu conhecimento as faltas de entrada, no porto da referida Villa dos vapores da companhia, em regresso da viagem de São Matheus, e ouvido a respeito o agente nesta capital, informou ser essa falta devida ao vapor Ceres vindo d'ali bastante carregado, e já em maré de quebra que não offerecia água suficiente na barra de Santa Cruz, o que havia acontecido algumas vazes.

Pedi ao Exmo. Sr. Ministro d'Agricultura, Commercio e Obras Publicas que resolvesse se procedião as rasões do agente para isentar a dita companhia da obrigação a que sujeitou-se pelo contracto celebrado com o Governo Imperial, e preveni ao agente que no attestado, que se lhe passasse pela Secretarja do Governo, se faria constar terem ou não passado de volta por Santa Cruz os referidos vapores.

Loading comments...