Renave e o Estaleiro de Camburi (1975)

1 year ago
2

Vejam o absurdo do projeto para o Estaleiro Renave em plena Praia de Camburi - Veja 16/07/1975.

A última praia - 1975.

Os interesses desenvolvimentistas prevaleceram, no caso de Vitória, sobre as preocupações ambientais. Pois a construção do estaleiro, com todas as vantagens económicas e sociais que certamente proporcionará, implica também o sacrifício da última praia frequentável da cidade.

As quatro outras que existiam já foram aterradas pela Companhia de Melhoramento e Desenvolvimento Urbano nos dois últimos anos, e a praia artificial anunciada para Camburi sofre, e antemão, a crítica do oposicionista Arnalto Pratti, um dos líderes da derrotada campanha do "Não" ao estaleiro: '*Nos primeiros anos, não haverá problemas. Depois, irão certamente cercar tudo, dizendo ser área de segurança".

Protestos semelhantes têm espocado com freqüência desde que se decidiu implantar uma era industrial capixaba.

Como resposta, o governo estadual acelera a criação de um Departamento do essa iniciativa, Meio Ambiente, Mesmo tão reclamada por conservacionistas de outros Estados, não anima os do Espírito Santo.

Primeiro, porque não se sabe, até agora, de convites aos dois mais respeitados ecólogos capixabas, o naturalista Augusto Ruschi e o engenheiro ambiental Jaime Pinheiro Larica.

Depois, como prevê o vereador Pratti, porque "o Departamento está sendo criado pelo governo para defender idéias e interesses do governo".

VEJA. 16 DE JULHO. 1975.

Loading comments...