POR QUE VOCÊ PROVAVELMENTE ESTÁ COZINHANDO ARROZ DO JEITO ERRADO

2 years ago
10

O arroz é um dos alimentos mais populares do mundo, mas você consegue cozinhá-lo perfeitamente sempre?

Às vezes é difícil, especialmente se você não conhece verdadeiramente a técnica.

Para solucionar suas dúvidas e te ajudar a preparar um arroz soltinho e saboroso, selecionamos as melhores dicas para te ajudar na hora de cozinhar o arroz. Confira:

Lavar o arroz

Se você não lava o arroz, já começa errando no preparo.

Primeiro, lave o arroz em água fria, para remover o excesso de amido.

Você pode usar uma peneira ou escorredor ou, se não tiver, colocar a água e o arroz em uma panela e despejar a água cuidadosamente na pia. Repita isso até que a água esteja limpa.

Quantidade de água ideal

A proporção de água para arroz é fundamental para que a receita dê certo:

se tiver muita água, o grão cozinha demais e fica empapado; se colocar pouca água, ele não cozinha adequadamente e corre muito mais risco de queimar.

Por isso, atenção: duas partes de água para uma de arroz!

Não adicionar água fria durante o cozimento

É normal ter que adicionar um pouco de água para ajudar o arroz chegar ao ponto, mas essa água deve ser fervente, jamais fria ou em temperatura ambiente.

O choque térmico atrapalha o cozimento do grão e interfere no processo de refogar.

Não mexa no arroz durante o cozimento

A menos que esteja preparando um risoto, você não deve levantar a tampa do arroz e mexê-lo durante o cozimento.

Isso atrapalha o processo, além de fazer com que o arroz perca água, precisando assim adicionar mais, e assim podendo ficar empapado.

Respeitar o tempo de repouso

O tempo de repouso do arroz é essencial. Assim como em massas, esse tempo de descanso faz com que o grão fique na consistência perfeita sem correr risco de queimar.

Para isso, desligue o fogo um pouquinho antes do arroz estar completamente cozido, tampe a panela e deixe-o por 5 minutos em repouso.

Mexa o arroz com um garfo antes de servir, para que os grãos fiquem soltinhos. Isso também ajudará a distribuir a umidade restante e garantir que o arroz não fique muito seco em cima e muito molhado embaixo. Prontinho!

Se o arroz for o prato principal, adicione amendoim, cebolinha, salsa, lascas de amêndoas e o que mais você quiser. Bom apetite!

Agora conta pra gente: você cometia algum desses erros?

#cozinhararroz #arrozsoltinho #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...