Trânsito e carros na União Soviética - 1976 (traduzido)

2 years ago
19

Em "Alcance o automóvel", filme documentário de 1976, é abordado os problemas relacionados ao trânsito na União Soviética, tendo grande destaque aos acidentes nas estradas, que envolviam principalmente os pedestres. É de amplo conhecimento a mudança de postura dos governos soviéticos com relação ao carro pessoal, que se antes era observado como dentro de uma lógica capitalista tida como pouco racional, em termos de uso dos recursos escassos, passou a fazer parte da cultura e a política de desenvolvimento do país dentro das novas possibilidades do "progresso técnico", base para demais mudanças de acordo com uma visão materialista.

Ainda que mais escasso que em outros países, durante as décadas de 1960 e 1970 houve grande esforço na ampliação da produção de automóveis pessoais. Junto a expansão das fábricas já existentes, como a antiga MZMA, Fábrica Moscovita de Automóveis Econômicos, renomeada AZLK, houve a criação de duas novas fábricas: em Izhevsk, com a perspectiva de produzir um automóvel com projeto já existente e sob responsabilidade do Ministério da Indústria de Defesa, e em Togliatti, com a criação da Lada, sob responsabilidade do Ministério da Indústria Automobilística e em que prevaleceu a opção menos conservadora de receber apoio estrangeiro inicial.

Dentro desse contexto, esse documentário de 1976 aborda a crescente importância do automóvel pessoal, suas implicações culturais e, principalmente, seus impactos na segurança de trafego. Os problemas com relação ao fornecimento de peças de reposição, típicos de uma economia não diretamente regida pelos preços de mercado, também é mostrado eufemisticamente, como parte das dificuldades que marcariam a vida de um motorista, e nos quais o critério racional nem sempre é possível de ser aplicado.

As soluções proposta para os problemas de segurança de trânsito perpassavam, de acordo com as falas do professor Ivanov e do Major-general Nozdriakov, pelo aperfeiçoamento técnico dos automóveis, por uma maior capacidade de convencimento das pessoas, em que o diálogo e convencimento é valorizado, como também pela melhoria das condições de sinalização das estradas e de suporte aos pedestres.

E o automóvel, que hoje perde prestígio entre as novas gerações, pela dificuldade crescente que manter um automóvel representa, pela preocupação ambiental, como também pela praticidade dos aplicativos de transporte, naquela época se consolidava também como desejo de consumo da sociedade socialista, marcando o século XX em definitivo.

Nosso conteúdo foi classificado como "repetitivo" pelo Youtube, o que é mais um artifício da plataforma para cancelar a monetização. Então, se puderem contribuir para o canal (comunistas também precisam de dinheiro):

Botão do paypall:
https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=AHMFD95E3M7K6
Pix e contato:
jordanmarcosrocha@gmail.com

Nosso segundo canal (com os Ladas):
https://www.youtube.com/channel/UCX_tmUkMUfiyILw4AZFdjWQ

Desafio:
-Encontre o Lada Niva
-Encontre um carro estrangeiro

Loading comments...