Ramon Alvarado (Cineasta Recifense-Capixaba)

1 year ago
7

Um dos precursores do cinema produzido no Espírito Santo, Ramon Alvarado nasceu em Recife (PE) em 1946 e se mudou com a família para Vitória (ES) no início da década de 1950. Ele participou ativamente do primeiro ciclo de curtas-metragens do Espírito Santo, atuando como diretor e diretor de fotografia. Neste período realizou, entre outros, Indecisão (1966), considerado o primeiro filme de ficção produzido em Vitória.

Em 1968, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde construiu a maior parte de sua trajetória como profissional de cinema. Nos anos seguintes realiza os curtas documentais ⁠O Mastro do Bino Santo⁠ (1971), filmado no Espírito Santo, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1975), ⁠A Escola Nova⁠ (1975), ⁠Brincadeira dos Velhos Tempos?⁠ (1977), Os Votos de Frei Palácios (1980), ⁠Floresta da Tijuca⁠ (1980), ⁠Almas⁠ (1980) e ⁠O espaço da liberdade — Vilma Nöel⁠ (1987).

O projeto Acervo Capixaba — Ramon Alvarado é uma iniciativa de pesquisa, preservação, digitalização e difusão da obra de Ramon Alvarado. Neste site exibimos sete filmes do cineasta em novas cópias digitais e apresentamos um extenso material documental e iconográfico que pretende contextualizar as obras e a geração de realizadores da qual Alvarado faz parte. Também reúne um depoimento escrito pelo autor, um ensaio crítico sobre o curta O Mastro do Bino Santo e a sua filmografia ao longo de mais de 50 anos de carreira no cinema brasileiro.

Loading comments...