Cidade Inundada - Cachoeiro (Revista O Cruzeiro - 1971)

1 year ago
2

Enchentes de Cachoeiro de Itapemirim - 1971.
Revista O Cruzeiro.

Dois mil desabrigados, prejuízos de mais de um milhão de cruzeiros, ruína das lavouras de cana, arroz, milho e feijão foi o saldo das chuvas que durante dez dias castigaram a cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espirito Santo. — A destruição foi grande — comenta o prefeito Hélio Carlos Manhães —, mas com o esfôrço de toda a população e a colaboração das autoridades estaduais e federais, nós reconstruiremos tudo.

O Rio ltapemirim, que nasce na Ser-ra do Capara& em Minas Gerais, e recebe no seu leito águas de dois grandes afluentes — Braço do Castelo e Alegre —, subiu mais de três metros acima de seu nível normal e inundou tôda a re-ião plana às suas margens, numa ex-tensão de mais de 60 quilómetros.

As regiões ribeirinhas de Cachoeiro do Itapemirim até Marataizes, onde o rio desemboca no mar, foram completamente arrasadas pelas águas que destruíram as plantações, carregaram as casas e mataram o gado. — Quando acordei na noite de sábado (dia 20), pensei que o mar estives-se invadindo minha casa. Seu Constantino é operário, tem mulher, quatro filhos, a menor com apenas quatro meses, e morava no bairro de Arariguaba.

Ele conseguiu sair de sua pequena casa de madeira, numa canoa, e agora está abrigado com mais trezentos flagelados no galpão de dois grupos es-colares e no Ginásio Coberto. Perdi tudo — diz seu Constantino —, mas, graças ao nosso bom Deus, estamos vivos.

Na cidade de Cachoeiro os prejuízos sobem a 300 mil cruzeiros porque a parte central, onde passa o rio, ficou bastante atingida devido aos desabamentos, deslizamentos de encostas e a interrupção parcial das linhas de comunicação. Os bairros mais castigados pela cheia fo-ram: União, Valão, Aquidabã, Coronel Borges, Baía e Minas, Arariguaba e Independência.

Cachoeiro do Itapemirim é a segunda cidade em importância do Estado, tem um município com 100 mil habitantes, fica num vale a 29 metros em relação ao mar e faz um apêlo através de seu pre-feito•
Pedimos ao Ministério do Interior que estude o problema do Rio Itapemi-fm, que passa por seis municípios que todos os anos sofrem as conseqüências das suas enchentes.

Loading comments...