Colônia de Itanhengua (Coisas e Aspectos do Brasil - 1946)

10 months ago
5

COISAS E ASPECTOS DO BRASIL - COLONIA DE ITANHENGA - CIDADE DOS HANSENIANOS - 1946.

José Luiz HOLZMEISTER escreveu.

ITANHENGA - simples acidente geográfico, que não passaria da corriqueira definição de pequeno morro localizado no município de Cariacica, distando por estrada de rodagem, 15 quilômetros de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, se não fosse nesta mesma elevação erigido um dos maiores e mais bem organizados leprosários da da América do Sul.
Obra monumental, inaugurada em parte (13 edifícios), em 22 de maio de 1935, para em 11 de abril de 1937, acrescido de mais 52 pavilhões, perfazendo um total de 65, com todos os requisitos indispensáveis, traçados pela moderna higiene da lepra ser definitivamente inaugurado, tendo a presença de altas autoridades federais e estaduais.

Perspectiva panorâmica deslumbradora descortina-se ao galgar a Colônia de Itanhenga. Longe, ainda, já se divisam suntuosas construções, sobressaindo-se dentre estas o Preventório "Alzira Bley" e a Granja "Eunice Weawer", que se localizam fora da Colônia, destinadas aos filhos daqueles que na terra trouxeram o destino fatal de serem marcados pelos estigmas do mal de São Lázaro.
Obra filantrópica, é o complemento indispensável dessa complexa máquina que se torna necessária ao combate à lepra.

Deve o Estado, e, portanto, o pais, a tão custoso empreendimento, às figuras das homenageadas, daquelas que deram seus nomes a tão importantes estabelecimentos, cujas contribuições para sua realização, foram recolhidas por intermédio de, conferências e donativos, organizados pela
"Campanha da Solidariedade pró-filho do Lázaro".

Loading comments...