Introdução à 2ª Sinfonia de Mahler - Ressurreição - por Prof Rommel Andriotti - HD 1080p

11 months ago
31

ATENÇÃO! Depois de assistir a este vídeo não deixe de conferir a música propriamente dita neste link: https://youtu.be/2QI2HIOZTwE

Seguindo nossa tradição de fazer publicações mais culturais aos finais de semana, hoje eu gostaria de compartilhar com vocês minha pequena introdução a esta grande música que é a "Ressurreição", de Mahler!

"O melhor final já escrito. Esse foi meu primeiro contato com Mahler, há muitas décadas. Essa música é a coisa mais próxima de uma experiência religiosa que já conheci”

“Além deste mundo. Nada é melhor do que essa música, na minha opinião. Você está literalmente deixando este mundo no final”

“Excelente trabalho nessa obra. Ao meu ver, essa sinfonia é uma das melhores de todos os tempos. O final invoca em você emoções indescritíveis”.

Todos esses comentários são reais de usuários de YouTube sobre uma mesma música, conhecida como a “Ressurreição", de Gustav Mahler.

Essa sinfonia foi eleita a quinta melhor sinfonia de todos os tempos em uma pesquisa com centenas de maestros realizada pela Revista especializada "BBC Music Magazine”.

A sinfonia tem cinco movimentos e mais de uma hora de duração.

Mas neste vídeo eu gostaria de compartilhar o climax com vocês.

Ao longo da sinfonia são evocados diversos temas e sensações, A sinfonia "Ressurreição" representa uma jornada épica da dúvida à certeza, do desespero à redenção, da morte à ressurreição. É um exemplo marcante da habilidade que Mahler tem de explorar temas emocionais e existenciais em sua música.

Ao falarmos em ressurreição é claro que a primeira imagem que vem à mente no inconsciente coletivo é a de Jesus Cristo, que, como sabem, segundo o credo cristão:

"é filho de Deus, nosso Senhor;
concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos céus,
e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”.

Uma música que evoca isso já é poderosíssima por si só. Nem precisaria de mais nada.

Mas a genialidade da 2ª sinfonia de Mahler está no fato de que ela evoca tudo isso ao mesmo tempo em que invoca o milagre da ressurreição que está em em cada um de nós.

Pois da forma como a letra foi escrita você vive na música a ressurreição de cristo junto com a sua própria. Então, mesmo para os que não creem em Cristo, é também a sua própria ressurreição que você vive na música.

Porque, na verdade, todos nós também passamos por ressurreições na nossa vida.
Talvez não literal como aquela de Cristo, mas também nós morremos, e ressucitamos, em vários momentos de nossas vidas, deixando para trás um “eu” e tendo que abraçar uma nova vida, às vezes voluntariamente, às vezes pela força das circunstâncias.

Quem nunca teve de abandonar quem era para ressugir como um novo eu?

Quem de nós não teve de morrer para poder viver? E é o que diz a música… "Sterben werd' ich, um zu leben!” – Eu morrerei para viver!

Então, por pior que você esteja, “levante-se de novo. Sim, você irá ressucitar”. E ao olhar para trás verá que "não nasceu em vão” ("du warst nicht umsonst geboren!”), e "nem sofreu para nada” (Hast nicht umsonst gelebt, gelitten!). Através dessa música você verá que a sua vida tem sentido, e experimentará a ressurreição e a sua ascensão.

Eu tive contato com essa música na última páscoa, fiquei profundamente tocado, e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Fiquei ainda mais emocionado depois de descobrir a letra da música. Então eu procurei um vídeo que tivesse legendas em português e em alemão e não encontrei. Por isso gostaria de dar essa contribuição aos ouvintes brasileiros e demais falantes de português e disponibilizar essa versão para vocês.

Então o vídeo que vocês verão tem duas legendas. A primeira em português, em cima, e a segunda no original em alemão, embaixo, para aqueles que quiserem acompanhar exatamente o que o coral está cantando.

Aproveitem!

Fontes:

https://www.classicfm.com/composers/mahler/guides/symphony-no-2-genius/

https://en.wikipedia.org/wiki/Kingdom_of_Bohemia

https://en.wikipedia.org/wiki/Symphony_No._2_(Mahler)

https://classicalmusiconly.com/list/bbcs-greatest-symphonies-of-all-time-68f22e5d

https://www.theguardian.com/music/2016/aug/04/beethoven-eroica-greatest-symphony-vote-bbc-mozart-mahler

https://en.wikipedia.org/wiki/Gustav_Mahler

https://www.youtube.com/watch?v=G_2EWwxr5nU

https://www.youtube.com/watch?v=9MNXqXXfMoM&t=39s

Loading comments...