Impressões de Victoria (LUZ E SOMBRA - 1920)

1 year ago
34

Acha-se á frente do alto cargo de presidente do visinho Estado do Espirito Santo o Exmo. Snr. Coronel Nestor Gomes, S. Exa, que é filho do Estado do Rio, — de Conceição de Macabú, — constitue em Victoria um caso typico de operosidade, de applicação, conseguindo do seu trabalho persistente grangear a admiração que todos lhe dedicam e o respeito que todos lhe tributam.
A escolha do Coronel Nestor Gomes para presidir os destinos do visinho Estado, deve-se tão somente aos dotes que lhe exornem o caracter e jamais ás conveniencias politicas de campanario.

S. Exa. que reluctou em principio na indicação de seu nome, acceitou por fim como candidato de conciliação — unico. Assim, o Coronel Nestor Gomes. pelo seu cavalheirismo e pelos seus principios será o traço de união da familia espirito-santense, bem digna de paz e de progresso.

Victoria apresenta no momento o interessante aspecto de uma cidade em plena effervescencia politica. Grupos aqui e ali discutem e offerecem alvitres ou palpites a favor deste ou daquelle contendor.
Não obstante o interesse que a questão reclama nada de maior ha a notar, além do calor da discussão. Para tal resultado muito tem cooperado a acção calma, ponderada e digna do 3o. batalhão de caçadores sob o commando do activo cavalheiro, coronel dr. Jayme Pessoa da Vieira.

A cada um dos membros do citado batalhão deve indiscutivelmente a população de Victoria os momentos de paz, em substituição da perspectiva lugubre de uma lucta entre irmãos.

Da imprensa de Victoria. rela:ivamente ao nosso representante destacamos o seguinte:

Offertada pelo dislincto cavalheiro. sr. Augusto Guilherme de Carvalho, temos sobre a mesa a bem elaborada revista fluminense "Luz e Sombra".
Repleto o seu texto de excellente literatura, com prazer vimos delle fazer parte mavioso soneto do nosso distincto conterrâneo Alcides Tovar.
Ao snr. Augusto de Carvalho, diligente representante da "Luz e Sombra", neste Estado, nossos agradecimentos.

"Diario da Manhã" de 11 de Junho findo.

Luz e Sombra. — Esteve hoje em nossa redacção o sr. Guilherme de Carvalho. digno representante da revista illustrada "Luz e Sombra" que é uma revista bem feita, tendo boas paginas de leitura dos melhores escriptores e uma parle dedicada ao nosso Estado.
Agradecidos pela nimia gentileza do snr. Guilherme de Carvalho, desejamos longos annos de vida a nova revista.

Da Gazeta de Victoria de 10 de Junho p. findo.

A firma Antenor Guimarães & C., de Victoria, com serviços de estiva, carga e descargas de vapores justifica plenamente a preferencia que para alta se afirma dia a dia, em virtude do apparelhamento moderno de que dispõe e da pratica incontestavel dos seus chefes e auxiliares.

Dentre os boteis de Victoria destaca-se o Hotel Internacional, sob a direcção da famjlia Leão Baldi, cujo chefe, sempre solicito, não perde opportunidade de grangear para o seu estabelecimento a preferencia justa dos viajantes.

Poucas praças como Victoria offerecem relativamente o facto de contar em seu meio tão compacto numero de agentes commerciaes, prova evidente da importancia do commercio local. E assim é, sendo de notar-se que todos mostram actividade na conquista do comprador.

Dentre eses agentes commerciaes é justo destacar o popular Alfredo Siqueira Mello, da agencia STELLA, que com o espirito de um negociante moderno não descança na propaganda dos artigos que representa.
Acompanhando o Alfredo Mello (Stella), faz-se notar o Vicente Judice, outro agente commercial que, no seu bamboleio calmo e bonanchão, vae conquistando aqui e acolá consumidores para os seus artigos. Da mesma forma as grmas Bastos & Feitosa, Domingos & Raffael Paeliello e G. Luiz & Co, agentes de reputadas casas nacionaes e estrangeiras porfiam entre si na conquista de maiores sympathias.

Loading comments...