RMS Titanic nos jornais Capixabas (1912)

1 year ago
3

NEW YORK, 19.
A commissão encarregada pela Bolsa Commercial desta cidade distribuiu aos naufragos trazidos pelo "Carpathia" vinte mil dollars.
Os naufragos que chegaram feridos foram conduzidos para o hospital S. Vicente, em serviços especiaes de ambulancia preparadas para tal fim.
O prefeito new-yorkino providenciou no sentido de serem alojados condignamente os sobreviventes, á medida que vão chegando, sendo indescriptivel o pezar que se nota em todas as phisionomias quando elles atravessam as ruas de baixo de sepulchral silencio.

Contam alguns, que assistiram a catastrophe, que o commandante ao ver perdido o seu belo navio suicidou-se mettendo uma bala de revolver na bocca.
Contam mais que na occasião do desastre o "Titanic" navegava em mar calmo deslocando vinte e très nós por hora.

Eram duas horas da madrogada quando,após violento choque num iceberg, o transatlantico começou a sossobrar, levando no seu bojo para o seio do oceano mil e setecentos passageiros. A narrativa do desastre compunge os mais empedernidos coraçoes. Dizem que, quando se sentiu que o navio - ia a pique, os naufragos se esmurravam, apinhando-se nos portalós, na ancia de tomarem as lanchas que afinal, pejadas, eram empurradas para tambem não sossobrarem.

Armas eram sacadas e, ameaçadoras, desrespeitosas, eram vistas aos centos. A confusão era horrivel. Gritos, crises nervosas, choro de creanças a buscarem inutilmente os pais, tudo concorria para augmentar o horror daquella noite tetrica, apavorante, como as scenas dantescas.

Loading comments...