Garimpo no Espírito Santo (Século XX)

1 year ago
16

Os garimpo nas terras capixabas no início do Século XX.

Caxixe em Castelo;
Castelo, na região do Patrimônio do Ouro, comunidades de Batéia, Patrimônio do Ouro, Criméia, Povoação e Fazenda da Prata eram os lugares onde estavam as "Minas do Castelo".

Rio Fruteira em Cachoeiro de Itapemirim;
Pedra da Onça em Itarana;
Itaguaçu;
Alfredo Chaves;
Jaciguá (antiga Virgínia) Município de Vargem Alta;
São José de Fruteiras em Vargem Alta;
Fazenda Jacomi em Aracruz (1962).

_____

As Pedras do Ódio - O Garimpo de Aracruz (1962)
As Pedras do Ódio - Revista O Cruzeiro.
Fazenda Jacomi - O Garimpo de Aracruz (1962).

BARRADOS À PORTA DA FORTUNA

Atraídos por por uma verdadeira mina de pedras semipreciosas, recém-descoberta na , Fazenda Jacomi, no município de Aracruz, no Espirito Santo, mil e quinhentos garimpeiros, movidos pela ambição do riqueza, estão sendo contidos em seus propósitos, há mais de 25 dias, por um capitão da polícia e seis soldados armados de metralhadoras, numa situação que deverá perdurar até que a Justiça, de vez se pronuncie sobre ocaso. Do outro lado da cerca de arame farpado e sonho, o dono da mina espera com fé.

SOB AS TENDAS DE LONA, O SONHO

Todas as terras banhadas pelo rio Retiro são férteis em pedras preciosas, mas seus proprietários não descuidaram do dever elementar de registrar as minas.
A única exceção foi Domingos Giacomin, que acordou muito tarde para a realidade. Outros, como Florenço Galesso, firmaram contratos com os garimpeiros. Domingos tentou, ultimamente, mas exigiu demais e os ânimos mais se acirraram.
Enquanto o problema não é solucionado, os garimpeiros construíram uma autêntica Cidade de Lona com barracas em torno da mina.
O garimpo ali é fácil: basta cutucar a terra. Mai de Cr$ 300 milhões já foram obtidos em apenas dois meses de trabalho. Às vezes requer esforço. Mas compensa.

Loading comments...