Manual do Líder de Célula #010 Nossa Cultura

1 year ago
19

Estamos estudando a cultura da nossa Igreja. Cultura é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos definem a identidade da Igreja.

No quinto parágrafo da Nossa Cultura lemos que:
Celebramos as Festas Bíblicas anuais, as quais são: Páscoa (Pessach), Pentecostes (Shavuot), Tabernáculos (Sukot), Hanukkah e Purim.(Êxodo 23:14-17)

Ao longo dos séculos, principalmente durante a Idade Média, a Igreja foi sendo afastada de suas origens bíblico judaicas. Surgiu a ideia de que a Igreja substitui o povo de Israel no plano de Deus, quando, na verdade, ao se tornar parte da Igreja, somos enxertados em Israel através de Jesus, e assim passamos a beber da mesma seiva e ter as mesmas bênçãos.

Neste processo de afastamento de suas raízes e sofrendo forte influência da cultura greco-romana, a igreja passou por várias mudanças que a descaracterizaram daquela de Atos dos Apóstolos.

Uma das mudanças foi a do calendário de festas anuais. Ao invés de seguirmos o calendário bíblico, com as Festas estabelecidas pelo Senhor, seguimos o calendário do Papa Gregório XIII (calendário gregoriano) que adaptou o calendário ao ano solar e às festas cristãs católicas, que são uma adaptação das festas pagãs, uma tentativa de cristianizar as festas pagãs, enquanto o calendário bíblico é baseado nas fases da Lua e nas festas do Senhor estabelecidas na Bíblia.

Para nós, esta alteração foi um grande prejuízo, pois Deus sempre falou ao seu povo através das festas Bíblicas. Elas espelham a história da humanidade, do povo de Israel e da Igreja de Yeshua (Jesus), abrangendo o passado, o presente e o futuro.

As Festas Bíblicas revelam Jesus e têm correlações com as fases de crescimento espiritual dos discípulos. Nós podemos avaliar nossa caminhada espiritual através das Festas Bíblicas. Elas ajudam a preparar a noiva de Cristo, que é a Igreja, para o grande encontro com o Noivo que em breve virá.

Diante de tudo isso, estamos restaurando as Festas Bíblicas, em especial as festas do Senhor.
No próximo vídeo entenderemos um pouco cada uma das festas.

Loading comments...