Thomas Cavendish aterrorizou Vitória no Natal (1592)

2 years ago
9

Após saquear São Vicente, Thomas Cavendish dirigiu-se à Capitania do Espírito Santo atraído pelas palavras de um português, o qual disse que em Vitória eles poderiam tomar, sem dificuldades, “muitos engenhos de açúcar e conseguir boa provisão de gado”.
O que era para ser um ataque surpresa acabou se tornando um verdadeiro desastre. Tendo avistado os ingleses na costa durante a véspera, os portugueses construíram secretamente dois fortins com o objetivo de garantir a defesa da vila. A capitania, que naquela altura era administrada por D. Luíza Grimaldi, viúva de Vasco Fernandes Coutinho, primeiro donatário da capitania, e que contava com os préstimos do capitão adjunto Miguel de Azeredo, resistiu. Valendo-se do apoio dos índios trazidos das aldeias administradas pelos padres jesuítas, os moradores impuseram grandes baixas aos invasores, perdendo 80 tripulantes, e forçaram uma retirada.
Um marinheiro abandonado, Anthony Knivet, escreveu mais tarde sobre suas aventuras no Brasil. Cavendish cruzou o Atlântico em direção a Santa Helena com o restante da tripulação, mas morreu de causas desconhecidas aos 31 anos, possivelmente na Ilha da Ascensão, no Atlântico Sul em 1592. Fonte: “A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII”, Antologia de textos 1591-1808), de Jean Marcel de Carvalho França.

________________________

O Memória Capixaba é um repositório iconográfico e um grupo formado por historiadores, geógrafos, pesquisadores, acadêmicos e amantes do Espírito Santo, suas cidades, suas histórias e sua gente.
Destina-se ao resgate de documentos, fotografias e filmes, a fim de que se possa elucidar dúvidas acerca de seus personagens, anônimos ou não, e de fatos importantes e do cotidiano dos capixabas.
Esse resgate nos auxilia a fechar as lacunas da colcha histórica, na qual estamos inseridos, de forma que possamos traçar os melhores caminhos para o nosso futuro.
O Memória Capixaba possui um grupo de pesquisas no Facebook e um canal de filmes no YouTube, além de outros canais e plataformas, com documentação histórica do Espírito Santo, organizado por locais, assuntos e personagens.

Pesquisa, restauração, digitalização e transcrição: Fábio Pirajá.
__________

Loading comments...