As enchentes do Rio Jucu (Vila Velha - 1960)

1 year ago
17

Das mais calamitosas as consequências das enchentes no Espirito Santo

As enchentes, no norte do Espirito Santo, parte do sul de Minas e, também, cidades do Estado Rio, ainda não cessaram e em alguns locais, as aguas já escoaram. Deixaram porém, rastro de lama, mau cheiro e, principalmente. devastação nas plantações. Em outros, as inundações persistem inalteráveis, com rios transbordando assustadoramente.

As consequências do aguaceiro que fustigou aquelas regiões são as mais drásticas possíveis. Nesse particular, ressaltamos as interrupções nos meios de comunicações, notadamente rodovias e ferrovias que ficaram obstruídas com desabamentos de pontes, e quedas de arvores e ribanceiras.

CALAMIDADE EM VILA VELHA

Embora as chuvas que há seis dias vem caindo ininterruptamente sobre a cidade de Vila Velha se mostrassem mais fracas durante o dia de ontem, a situação naquela cidade continua sendo calamitosa.
As aguas, após a queda da ponte do rio Jucu (cerca de 60 metros de extensão), continuam subindo assustadoramente. O bairro de Praia Costa tem sido o mais atingido.
O montante dos prejuízos está na casa dos cinco milhões de cruzeiros.

LONGO CONTORNO

Segundo calculo de pessoas conhecedoras do assunto, muitos dias serão necessários para a
recuperação da ponte. Com isso, viajantes que, de automove, demandam do Rio, Campos e Cachoeiro do Itapemirim, com destino a Vitoria, são obrigados a fazer longo contorno, passando pelas localidades de Piúma e Beneventes.
Esses lugares, entretanto, também já estão sendo atingidos pelas chuvas o que também ocorre com Guarapari, Marataízes e Iconha.

TAMBÉM EM AMARELO

A pequena cidade de Amarelo, distante 20 quilômetros de Vitoria. também esta sendo fortemente castigada pelo temporal. Sua população em pânico, não sabe para onde fugir, pois, cerca de 800 metros de estrada que ,recentemente sobre o aterro, pela qual seria a fuga, foram carregados pelas aguas que já estão invadindo os lares locais.

OUTRAS LOCALIDADES ATINGIDAS

CALAMIDADE se deslocou para outras regiões. Rio Jucu deixou inundada Domingos Martins, à margem da ferrovia Cachoeiro-Vitória e a rodovia que liga as duas cidades foi cortada muitos trechos, impossibilitando totalmente as comunicações.

A tradicional Vila Velha, ao pé do Convento da Penha, foi logo a seguir invadida peias águas, provocando a mobilizaçao de todos os recursos do governo estadual para atenuar os efeitos danosos da calamidade.
O governador Carlos Lindenberg se desdobrou em fazendo transferir para a capital centenas e centenas de pessoas desabrigadas, que foram liojadas no Estádio Governador Bley, em igrejas e grupos escolares.

Nada menos de mil crianças toram vacinadas e 600 pessoas atendidas, graças ao desvelo da sra. Carlos Lindenberg, que preside a LBA do Espírito Santo, atividade do diretor do Departamento Estadual de Saúde, dr. Carlos Lindenberg Von Shilgen, a associações de classe e ao fornecimento imediato, pelo Ministério da
Saúde, de vacinas antitíficas.

Os prejuizos são incalculáveis. justificando o apelo do governador capixaba ao Govêrno Federal, no sentido e obter um crédito especial de emergencia (Cr$ 200 milhões inicialmente), para atender às necessidades da população atingida pelo temporal.

Loading comments...