Recuperar o 25 de Novembro para a História-2022

1 year ago
10

Aproveitamos o dia em que se assinalam os 47 anos do 25 de Novembro para discutir o seu significado histórico. Já é tempo de se olhar para o que se passou há 47 anos com rigor histórico para acabar de vez com a ideia de que o 25 de Abril é de esquerda e o 25 de Novembro é de direita. Não: ambos são democracia.
Contra Corrente -RádioObservador 25.11.2022

"25 DE NOVEMBRO DE 1975
O 25 de Novembro de 1975 foi o golpe militar que pôs fim à influência da esquerda radical iniciada em Portugal com o 25 de Abril de 1974.
Após um Verão Quente de disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas, pela ocupação do poder do Conselho da Revolução, civis e militares começaram a contar espingardas para um possível confronto armado. Este, tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro de 1975, tropas pára-quedistas ocupam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do COPCON. Mas opondo-se-lhes eficazmente um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, liquidou a revolta substituindo o PREC - "Processo Revolucionário em Curso" pelo "Processo Constitucional em Curso".
Jaime Neves com uma sua força dos Comandos da Amadora, ligados aos moderados, atacam o Regimento da Polícia Militar da Ajuda, unidade militar tida como próxima das forças políticas de esquerda revolucionária, após a rendição o resultado são 3 mortos.
Devemos a Liberdade ao 25 de Abril,
a Democracia ao 25 de Novembro.
Sem a segunda data, teríamos saído de uma ditadura para outra, sobre este facto só à extrema-esquerda restam dúvidas. Que as duas datas não sejam comemoradas da mesma forma demonstra que em vez de vivermos em democracia temos sobrevivido por cinco décadas num socialismo português suave. Por várias vezes o parlamento chumbou a comemoração da data. Foi para isto que se fez o 25 de Novembro?"

Loading comments...