Comentando House Of The Dragons episodio 06

1 year ago
12

“O bom marinheiro foge da tempestade enquanto ela se forma”.

Sexto epispodio da primeira temporada de “House of the Dragon“, “A Princesa e a Rainha” é um episódio de chegadas, despedidas e estabelecimentos. O salto temporal de 10 anos do último episódio, torna-o uma introdução do que se passa na corte de Viserys, ao mesmo tempo, em que mostra como as outroras sementes da dança dos dragões germinam. O mais interessante é perceber o quanto isso é um fator determinante para aprofundamento das nossas protagonistas.

Rhaenyra, agora vivida por Emma D’arcy, e Alicent Hightower (OlIvia Cooke) tornaram-se mães e membros do pequeno conselho – um precedente aberto por Jaeherys e Alysanne Targaryen, porém não tão deliberado quanto neste capítulo. Assim como na polarização política nacional, ambas têm visões e modos de levar a vida divergente; o que as encaminhou não apenas para um enfraquecimento da amizade, mas também rumo a dicotomia familiar. E, neste ponto, é preciso observar o comportamento da rainha.

Depois de seis episódios, é possível fazer algumas considerações sobre a série. Primeiramente, a direção, a fotografia e a cenografia são alguns dos pontos fortes dos episódios; tendo a preocupação de mostrar o que precisa estar atento – as vezes até demais como os ratos – e de reconstruir um reino em seu período de glória. Sapochnik, que dirigiu este episódio, deixa claro o quanto conhece este universo e por isso imerge nas motivações dos personagens visualmente.

“House of the Dragon” peca, no entanto, em insistir em trazer o choque pelo choque e, em meio a tudo isso, perder a natureza de seus personagens. Afinal, quem é Daemon Targaryen? O príncipe canalha ou o marido que decide salvar a esposa invés de ter um filho homem (um paralelo claro com o irmão). Por que fazer um dragão matar seu domador, quando existe uma ligação entre eles e a morte do personagem é bem diferente disso? Por fim, por que alguns sofrem punições e outros não?

Outro ponto a se considerar diz respeito a como os saltos temporais não fazem bem a narrativa. Além de só conseguir aprofundar quatro personagens, não explora outras histórias apresentadas na dança dos dragões e impõe versões diferentes a relatos já questionáveis, deixando mais perguntas sobre o evento do que explicações. Afinal, por que Harwin Strong foi retirado do comando da patrulha da cidade, por bater em um outro cavaleiro, enquanto Criston Cole segue sendo uma espada juramentada, embora tenha batido no marido da princesa e assassinado um nobre sem motivo aparente. São escolhas controvérsias, quando nem mesmo a cronologia da dança dos dragões tem sido seguida.

O fato de ser a primeira temporada e não se saber o quanto de sucesso faria – visto que a segunda temporada só foi confirmada após a estreia – não justifica a pressa de contar os eventos pré dança e nem as mudanças como a amizade tóxica de Rhaenyra e Alicent, o apagamento de Cogumelo e a péssima adaptação de Laena Velaryon.

Para balancear os pontos contestáveis, a escalação do elenco se mostra um acerto (apesar de ter certas reticências com Paddy Considine). Emma D’arcy e Olívia Cooke estrearam com pé direito, mantendo algumas características de suas colegas de trabalho e complementando a perspectiva que temos de suas personagens.

“A Princesa e a Rainha” evidencia sobre o que se trata “House of the Dragon”: a dicotomia entre uma mulher que quer manter a submissão feminina e outra que luta para quebrar as correntes e manter sua reivindicação ao trono. Esperemos como serão o desenvolvimento dos próximos episódios.
♣==================================♣
Amazon Prime
https://amzn.to/3OlnQmZ
♣==================================♣
kindle unlimited
https://amzn.to/3AjTOfh

Lembrando que, ao comprar através do link, você ajuda o canal que recebe uma comissão,e o valor da sua compra continua o mesmo :)
Outros livros gratuitos (ATENÇÃO, pode conter livros não gratuitos): https://amzn.to/3OrO1ry
confira tambem nosso instagran: https://www.instagram.com/knjige.para.voce/
Twitter : https://twitter.com/StelletIolanda
https://twitter.com/CaroleCarlosVi1
https://entreresenhaseconversas.blogspot.com/

Loading comments...