Premium Only Content

Orixá Exú - EP#168
Exú como o portador do Axé de Olodumare é também o fiscalizador da ordem. Ele pratica a Ordem fazendo desordem. É como o Luiz Rufino fala, o Caos Criativo. Exú é o princípio dinâmico que cruza todos os acontecimentos e coisas. Uma vez que sem ele não há movimento.
- Exú é a pedra primordial, o Yanguí. A pedra de Laterita.
- Exú estava no início de tudo. Presente no final de tudo.
- Exú nasceu antes mesmo de sua própria mãe.
- Exú é a divindade mais próxima de nós. Presente em todas as fases de nossa existência.
- Exú é a comunicação, é a mensagem, é o mensageiro. É o Ojixé, sendo assim também a própria linguagem. É o comunicador. É aquele que tira e coloca palavras em nossa boca. É o intérprete do sistema mundo.
- Estamos aqui hoje nos falando, nos comunicando, nos entendendo graças e Exú.
- No aspecto histórico Exú seria uma dos companheiros de Oduduwa quando da sua chegada em Ifé e chamava-se Exú Obasin.
- Tornou-se mais tarde um dos assistentes de Orunmilá.
- Exú tornou-se rei de Ketu, sob o nome de Exú Alaketu
- Exú é aquele que supervisiona os passos das pessoas, está nas praças, nos locais movimentados e nos mercados. No mercado de Oyó onde Exú é Guardião ele é chamado de Exú Akesan.
- Como Orixá Exú veio ao mundo com um porrete chamado Ogó que o ajuda a transportá-lo de um lugar para o outro em pouco tempo
- Exú é o guardião dos templos, das casas, das cidades. Sempre tendo na entrada desses lugares eu assentamento aonde é cultuado para proteger esses locais de tudo que entra.
- Exú é o justo juiz, é o fiscalizado do Iwá-pelá, o fiscalizador do Axé, das coisas feitos e do comportamento humano.
- Exú é o Caracol Okotô, representando um caráter expansivo e inacabado. Mostrando assim as possibilidades infinitas que Exú nos dá.
- É aquele que transforma. É o senhor das possibilidades e as encruzilhadas é seu símbolo e assim ele também é chamado de Obá Orita Meta. Rei das encruzilhadas de três caminhos, representando nossas escolhas, nossas decisões.
- Exú é aquele que matou um pássaro ontem com a pedra que só lançou hoje. Mostrando a capacidade de Exú dar nó em pingo d’água.
- Sendo capaz hoje de resolver o problema de ontem.
- Exú por todos os seus simbolismos no Candomblé é sempre aquele que recebe as oferendas primeiro, desce dos ritos iniciáticos, até os ritos fúnebres.
- Pelo errôneo sincretismo de Exú feitos pelos colonizadores com o Diabo cristão Exú. Exú acabou sendo mal visto quanto a sua iniciação no Orí das pessoas.
- Exú não é malfazejo, mas é aquele que mostra e externa a própria maldade humana. É aquele que através do caos e da desordem nos possibilita a arrumação, a ordem e a organização.
- Exú é aquele que tem a resposta para tudo através das formas, que podemos até achar controversas, mas que nos possibilita chegar aonde desejamos.
- Exú é aquele que nos dá a capacidade de agirmos de agirmos, buscarmos, a
- A Exú consagramos as segundas feiras.
- Cultuar Exú é cultuar as nossas próprias escolhas, nossas possibilidades, nossos caminhos, nossos passos.
- Exú não nos dá o resultado, mas as possibilidades de chegarmos nele… Movimente-se, decida, escolha seus caminhos pois Exú é tudo isso. Movimento, decisão e escolhas…
#Exu #OrixaExu #ExuOrixa #ExuCandomble #Candomblé #TomOloore #HistoriandoAxé
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCi4edT1y2XqHuagY0_YFXAQ/join
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
NOSSAS REDES:
🌳 https://linktr.ee/tom_oloore
🎥 https://www.abre.ai/tomoloore
-
27:09
MYLUNCHBREAK CHANNEL PAGE
9 hours agoDilmun: Where Life Never Ends
18.2K9 -
2:59:26
Twins Pod
6 hours agoEMERGENCY PODCAST WITH ANDREW TATE! - Twins Pod - Special Episode - Andrew Tate
53K35 -
DVR
Jewels Jones Live ®
2 days agoTRUMP SECURES BORDER | A Political Rendezvous - Ep. 113
25.4K23 -
25:02
marcushouse
19 hours ago $33.41 earnedStarship Just Exploded 💥 What Went Wrong This Time?!
93K47 -
12:00
Silver Dragons
1 day agoBullion Dealer Reveals Best Silver to Buy With $1,000
50.9K8 -
12:58
NinjaGamblers
9 hours ago $11.09 earnedIs This The BEST Way to Win At Roulette? 😲
83.4K7 -
1:01:54
CharLee Simons Presents Do Not Talk
2 days agoCALIFORNIA'S DONE!
52.3K25 -
7:33
MudandMunitions
1 day agoUnboxing My FIRST Revolver! Smith & Wesson 442 .38 Special and What’s Coming Next for the Channel
74K8 -
1:01:05
Trumpet Daily
1 day ago $9.07 earnedGermany Started Two World Wars and Now Wants Nuclear Weapons - Trumpet Daily | Mar. 7, 2025
59.9K75 -
57:07
Stephen Gardner
1 day ago🚨BREAKING: Musk STUNS even Trump with LATEST FRAUD DISCOVERY!!
188K434