Por Que Os Cães Comem Cocô e Como para com este Hábito (Coprofagia)

4 years ago
4

Os cachorros na maioria das vezes possuem alguns hábitos considerados nojentos, como rolar em lugares sujos, fuçar lixo e beber água do vaso sanitário.

Mas existe um comportamento muito comum entre eles, que pode deixar as pessoas realmente enojadas: comer o próprio coco! Eca! Seu cachorro como suas próprias fezes?

O que pode ser um comportamento muito nojento para algumas pessoas, para o cachorro pode ser tão comum quanto comer qualquer outro alimento.

Um cão pode comer o seu coco, o coco de seus filhotes e até mesmo de outro animal. Inclusive de gatos, já que possui alta concentração proteica e um odor considerado agradável para eles.

Porém existem outras causas que podem motivar o cachorro a comer fezes, e algumas delas estão relacionadas a saúde do seu amiguinho.

A coprofagia pode estar associada à deficiência de alguns nutrientes ou até à presença de vermes.

No entanto, é importante que o pet passe por uma consulta veterinária para que seja possível verificar se existe alguma deficiência de nutrientes no seu organismo.

Geralmente as cadelas que tiveram filhotes comem as fezes do ninho para mantê-lo limpo. E os filhotes muitas vezes tendem a brincar com o cocô, um comportamento que geralmente desaparece à medida que crescem.

Além disso, a falta de atividades e exercícios físicos também pode ser uma das causas da coprofagia.
Outro motivo pode ser a supervalorização das fezes pelo tutor. Mas como seria possível?

Muitas vezes para evitar esse comportamento, o tutor corre para recolher as fezes assim que o pet defeca. Esta situação pode aumentar o interesse do cachorro pelas próprias fezes.

Interessante não é? Se você tem esse comportamento, pare de fazê-lo, e observe as mudanças.

Afaste-o do local suavemente, retire o coco e em seguida faça um agrado, pode ser um carinho ou oferecer um petisco, alguma coisa que você saiba que ele goste. Mas nunca bata, brigue ou grite com ele! Isso, além de não resolver o problema, pode até piorar esse quadro!

Outro motivo do cão comer suas fezes pode ser o tédio, estresse ou ansiedade.

Procure manter um local divertido para brincar, com bastante desafios e passatempos de texturas diferentes.

E se possível experimente dar a ração dele em um brinquedo recheado, como o Kong, garrafa pet ou petball, para que ele gaste energia mental e física ao se alimentar.

Além disso, dependendo da situação, troque a ração por outra marca, para fazer um teste e aposte em alguns alimentos como o mamão e o abacaxi, que deixam um odor característico nas fezes nada agradável aos pets.

Ofereça pequenos pedaços já que o mamão em excesso amolece as fezes, e um pedaço grande de abacaxi pode irritar o estômago. Experimente e nos conte como foi.

Se precisar de ajuda, procure um profissional, tanto um comportamentalista quanto um veterinário podem ser de grande valia nesses casos.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL CLICANDO NO LINK ABAIXO DO VÍDEO!

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

------------------------------------------------------------------------------
*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.
-------------------------------------------------------------------------------
#cachorroquecomecoco #coprofagia #Natureba

Loading comments...