SABONETE OU ÁLCOOL EM GEL PARA LAVAR AS MÃOS?

3 years ago
13

Você tem o hábito de lavar as mãos? Você sabe a diferença de usar sabonete ou álcool em gel para lavar as mãos?

Lavar as mãos com água e sabão é uma das formas mais baratas e seguras de evitar doenças infectocontagiosas como gripe, resfriado e até diarreias, e inclusive a covid-19 (causada pelo coronavírus SARS-CoV2).

Sabia que o simples fato de lavar as mãos ajuda a proteger contra uma em cada três doenças que causam diarreias e uma em cada cinco infecções respiratórias?

Isso quem diz é o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Além disso, o CDC informa que as fezes humanas e as de animais são fontes da maioria dos vírus e bactérias que causam doenças em pessoas. Isso se explica devido às contaminações por alimentos, como: carnes ou saladas cruas.

Outro número bastante assustador, é de um estudo realizado nos Países Baixos que mostrou que só 1 g de fezes humanas (equivalente ao peso de um clipe de papel) chega a ter 1 trilhão de germes. Incrível não é? Por isso a higiene pessoal pode ajudar o seu corpo a ter mais saúde!

Ah, e não são só as fezes que podem contaminar as pessoas. As gotículas de espirro ou tosse também pode.

Elas ficam em objetos como corrimão, trincos, etc; e uma vez tocadas e levadas à boca, olhos ou nariz, podemos correr o risco de infecção.

É por isso que em todos os lugares os especialistas recomendam o hábito de lavar as mãos com água e sábado, e o uso do álcool em gel.

Mas você sabe o que é melhor para combater vírus e bactérias?

O álcool gel é apontado pelas autoridades sanitárias do Brasil e dos EUA, apenas como alternativa à lavagem das mãos, para quando não houver água e sabonete próximo como um metro, etc.

Mas vale lembrar que o álcool puro não é tão eficaz como antibacteriano. Por isso, recomenda-se uma solução que contenha entre 60% e 95% de álcool. Geralmente vendidos em farmácias e supermercados.

Mas você sabe como lavar as mãos corretamente para evitar vírus e bactérias? Lavar as mãos diminui o número de pessoas doentes com diarreia, reduz doenças respiratórias e gastrointestinais. Veja agora como lavar as mãos corretamente:

Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
Coloque na palma da mão a quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir as superfícies das mãos;
Ensaboe as palmas das mãos, entre si;
Esfregue a palma de uma mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos;
Esfregue o dorso dos dedos de uma
mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;
Esfregue o polegar de uma mão com auxílio da outra, utilizando movimentos circulares;
Friccione as pontas dos dedos e unhas de uma mão esquerda contra a palma da outra.
Esfregue, com movimentos circulares, um dos punhos com o auxílio da palma da mão oposta. Enxágue as mãos, evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se não for possível abrir a torneira sem o uso das mãos, utilize um pedaço de papel. E por último, seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Caso não existam torneiras por perto e as mãos estejam sem sujeira aparente, o uso do álcool gel substitui a lavagem com água e sabão.

Agora conta pra gente: você tem o costume de lavar as mãos? Já sabia lavar as mãos de forma correta?

#lavarasmaos #limparasmaos #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...