A COCEIRA É REALMENTE UM SINAL DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS?

3 years ago
12

Você já ouviu sua avó dizer: se está coçando é porque está sarando? Colocar um curativo em uma ferida aberta realmente ajuda a cicatrizar, pois impede que sujeiras e até mesmo outros utensílios machuquem ainda mais a ferida.

É fato que deixar a ferida em paz, irá ajudar no processo de cicatrização. E muitos ainda dizem que a cicatrização melhora quando depois de um tempo, deixamos a ferida sem o curativo.

A coceira pode irritar ainda mais a pele sensível, onde sem querer ao coçar o local, a pessoa pode remover os tecidos em crescimento, retardar o processo de recuperação e causar uma cicatriz. No entanto, esse processo pode causar muita coceira.

Mas você sabe porque a ferida coça?

A pele contém fibras nervosas especializadas que detectam quando a derme está sendo irritada e enviam sinais para a medula espinhal, comunicando que há uma coceira. Esses nervos podem ser ativados de várias maneiras.

Por exemplo, se um percevejo rastejar em você, essas fibras focalizam a presença do inseto nessa área e mandam uma mensagem para avisá-lo sobre um perigo potencial.

Segundo a Universidade de Cambridge, isso é chamado de estresse mecânico. A cicatrização de feridas também provoca estresse mecânico, ativando assim a coceira.

À medida que cicatriza, as células ao redor da ferida proliferam, o que significa que as bordas ao redor da ferida crescem e migram para dentro em direção à base.

Então elas se unem no centro, e se contraem para fechar a ferida. Esse processo cria um estresse mecânico que ativa os nervos da coceira, e você tem vontade de coçar. Interessante não é mesmo?

Tudo isso ocorre porque o corpo libera histamina em resposta à ferida e sua súbita exposição a elementos externos como uma função protetora.

Outros fatores também podem aumentar a coceira. Ainda segundo os pesquisadores, durante o processo de recuperação, o tecido que cicatriza pode crescer em grande quantidade, e ocasionar em um quelóide, que pode irritar ainda mais a região.

Embora geralmente não sejam prejudiciais à saúde, podem levar à descoloração da pele após a cicatrização, levando mais tempo para melhorar a cicatriz.

Por isso é importante sempre esperar a cicatrização interna do tecido, para que o corte não se abra novamente. Se o indivíduo não for bem orientado, a cicatriz pode se abrir ou alargar, porque ainda não tem colágeno. E a casquinha coça porque a pele fica seca.

Então nesse caso, conheça os cuidados que se deve ter com a cicatrização e com as cicatrizes: é preciso cuidar com a exposição da ferida, para que ela não se rompa; lembre-se de não coçar e não arranhar as cicatrizes em fase inicial.

Sabia que passar a mão sobre a área cicatrizada aumenta a sensação de coceira?

Então, de qualquer maneira, mantenha suas unhas sempre limpas e muito bem cortadas; não se exponha ao sol enquanto a cor da cicatriz não tiver adquirido uma tonalidade próxima à da pele normal e usar filtro solar para proteger a cicatriz, pois a região está mais sensível.

E por último, não menos importante, se a coceira for muito intensa, pode-se prescrever anti histamínicos ou mesmo um corticóide de baixa potência; então neste caso, procure seu médico ou um dermatologista para te ajudar.

#coceiranaferida #cicatrizcocando #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...