Dor - Como Descobrir a Causa Das Dores Persistentes

3 years ago
2

Dor - Como Descobrir a Causa Das Dores Persistentes

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dorneuropatica

A dor é um dos sintomas mais frequentes de procura aos serviços de saúde, representando a principal causa de absenteísmo, licença médica, aposentadoria precoce, indenizações trabalhistas e baixa produtividade no trabalho. Pela fisiopatologia, pode ser classificada em nociceptiva, inflamatória, neuropática ou funcional.

Dor nociceptiva: tem importância na sobrevivência do organismo. Trata-se do reconhecimento de um estímulo nocivo mediado por um sistema sensorial especializado que inclui os receptores periféricos, a médula espinal, o tronco encefálico, o tálamo e o córtex cerebral sensitivo. Para se prevenir danos aos tecidos, aprendemos a associar certos estímulos com sua periculosidade, levando-nos a nos afastar, assim que possível.
Dor inflamatória: se ocorrer dano tecidual apesar do sistema de defesa nociceptivo, nosso organismo reage com o objetivo de cicatrizar ou sanar o tecido lesado. A dor inflamatória ajuda a atingir tal objetivo. O limiar à dor é reduzido aumentando-se a sensibilidade das áreas afetadas a estímulos que normalmente não causam dor. Conseqüentemente, previne-se o contato da região lesada até que a reparação esteja completa.

Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral. Em geral, a dor somática é bem localizada, contínua e aumenta com a pressão da área acometida, e a dor visceral é de localização mais difusa e em muitas vezes referida a outra área.

Dor neuropática: é aquela decorrente de lesões anatômicas do sistema nervoso, tendo como característica principal a dor em queimação ou “ferroada”. Pode resultar de danos ao sistema nervoso periférico, como em pacientes com neuropatia diabética, neuralgia pós-herpética ou radiculopatia lombar; ou de lesões em sistema nervoso central, como em pacientes com lesão da medula espinal, esclerose múltipla e acidente vascular cerebral.

Dor funcional: está associada ao funcionamento anormal de um sistema nervoso anatomicamente íntegro. Estão incluídas nessa categoria a fibromialgia, a síndrome do intestino irritável, a cefaléia tensional e algumas formas de dor torácica não-cardíaca.

Nesse vídeo eu vou explicar quais os principais exames para realizar o diagnóstico da dor. Então se você quer saber quais são os principais exames para realizar o diagnóstico diferencial das causas das dores persistentes, fica até o final desse vídeo

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dorneuropatica

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend...
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

- Veja outros vídeos do canal:

Neurologista - Para Que Serve o Neurologista
https://youtu.be/VrI6bkaixf0

Epilepsia - O Que é Epilepsia
https://youtu.be/K1Lr3uGUejM

Alzheimer - Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
https://youtu.be/H5MHNBAflJY

Saliva - Porque Eu Tenho Muita Saliva - Sialorreia
https://youtu.be/bZxN8Jj1DkE

Parkinson - O Que é Mal de Parkinson
https://youtu.be/Ztrg9m3L5lE

Tremor no Olho - Porque Meu Olho Treme
https://youtu.be/TQv0D1LkA78

Epilepsia - Como Curar Epilepsia
https://youtu.be/Bq7A8L7vDAg

Sequelas do AVC - Como Tratar as Sequelas do AVC
https://youtu.be/DHDlCDnrHlU

Insônia - Como Acabar Com a Insônia
https://youtu.be/YigIHG8PD8Q

Pernas Inquietas - Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
https://youtu.be/7NSxY0wP8bs

Dor - Como Descobrir a Causa Das Dores Persistentes
https://youtu.be/LYL0cdBvLfw

#Dor
#DiagnósticoDaDor
#WillianRezende
#Neurologia
#Neurologista

Loading comments...