COMO SABER SE VOCÊ TEM DEFICIÊNCIA DE IODO

2 years ago
25

Você já ouviu falar em iodo? Sabia que a quantidade de iodo que necessitamos ao longo da nossa vida cabe numa colher de chá?

Mas como o nosso organismo não consegue armazenar iodo por longos períodos de tempo, temos de incluir na nossa alimentação alimentos ricos em iodo, como, por exemplo, peixes e frutos do mar, leite de vaca e ovos.

O iodo é um nutriente essencial para o desenvolvimento normal do cérebro e sistema nervoso. Se não o ingerimos em quantidade suficiente, a tireóide torna-se pouco ativa e com o passar do tempo, podem surgir sinais e sintomas de hipotiroidismo.

Além disso, alguns sintomas causados pela carência do mineral estão relacionados ao:

Desenvolvimento do Bócio: Se trata do aumento da glândula da tiróide, podendo até haver nódulos. Os sintomas são asfixia em especial quando está deitado, dificuldade para dormir e respirar;

Problemas na gravidez: Podem ocorrer abortos espontâneos, partos prematuros, atraso mental, problemas de crescimento, audição, fala e por fim danos permanentes ao cérebro;

Desequilíbrios mentais: Depressão e ansiedade;

Metabolismo lento: A falta de iodo pode levar o indivíduo a ter uma baixa na imunidade e assim ficar mais suscetível a ter gripes e resfriados;

Pele Seca e unhas Quebradiças;

Mãos e pés constantemente frios;

Desordens Mentais: esse é um sintoma que ocorre em casos extremos, em especial nas mães que tiveram deficiência de iodo durante a gestação.

Para quem pretende fazer um controle dos níveis de iodo no organismo, é fácil realizar um simples teste e ver se seu organismo tem iodo suficiente para garantir a produção de hormônios tireoidianos.

Mesmo aqueles que têm o diagnóstico de Hipotireoidismo e fazem uso de suplemento oral de hormônios tireoidianos, podem testar seus níveis de iodo. Níveis insuficientes de iodo podem impedir que os hormônios tireoidianos sejam funcionais e ativos. Veja como fazer:

Pode-se comprar um vidro de solução de iodo Lugol em farmácias ou drogarias de manipulação, em geral com uma prescrição médica. O teste da tireóide com iodo de Lugol é um estudo fácil que você pode fazer e que não necessita de um médico auxiliando.

Neste caso, utilize um cotonete, pincel ou escova de dentes para pintar uma área de uns 10 cm2 em sua barriga, na coxa, panturrilha, braço ou tórax. Observe atentamente ao longo de 24 horas.

Se a coloração sair em menos de 24 horas significa que o iodo foi absorvido pelo corpo: sistema cutâneo, a tireoide e demais sistemas glandulares, isso quer dizer que você está com carência desta substância.

Está gostando do vídeo? Então aproveita e já deixa o seu joinha, que isso ajuda muito o canal. E compartilha com seus amigos!

Como a deficiência de iodo faz com que a mancha de iodo seja absorvida rapidamente, você pode começar a "alimentar" seu corpo com o iodo que ele precisa. Quando a mancha desaparecer, reaplique o iodo de Lugol novamente após 24 horas e continue observando para ver se a área pintada com a solução desaparece. Gradualmente, assim que seu corpo absorve o iodo que precisa, a mancha da solução levará mais tempo para desaparecer.

Uma vez que ela esteja visível por mais de 24 horas para o teste, seu corpo já deve ter absorvido a quantidade de iodo suficiente para ajudar na produção adequada de hormônio tireoidiano ou para usar como suplementação de hormônios da glândula em questão.

Além disso, se você tiver algum dos sintomas acima, procure um endocrinologista para te auxiliar no tratamento. A melhor para se detectar a deficiência de iodo, é fazer um exame de urina. E só recorra à suplementação se for realmente necessário, antes opte por fontes naturais, como: produtos lácteos (queijos e leites), cebola, beterraba, alho, acelga, espinafre, vagem, pepino e agrião, frutos do mar como camarão e bacalhau, carnes, trigo, arroz e centeio e ovos.

Você já teve um baixo nível de iodo? Quais sintomas experimentou? Mantenha-se saudável e procure um médico para te auxiliar nesse tratamento.

#deficienciadeiodo #testedeiodo #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...