ACNE NA FASE ADULTA: UM ALERTA DO SEU INTESTINO!

3 years ago
10

Se você é aquela pessoa que já passou dos 30 ou 40 anos, e costuma ainda ter espinhas pelo rosto, esse vídeo é pra você!

Sabia que acne não é um problema apenas em adolescentes?

Na adolescência a acne se concentra na famosa zona T (testa, nariz e queixo), porém na vida adulta ela desenha uma espécie de 'U", acometendo mais a mandíbula e o pescoço.

Você sabia que as espinhas também podem surgir na fase adulta? Sabe porque isso acontece?

Apesar de estarem, muitas vezes, relacionadas aos níveis de hormônio típicos da puberdade, existem outras causas na vida adulta que levam à acne, como por exemplo: distúrbios endócrinos e variações hormonais, fatores externos (caso do sol e poluição), alimentação e até estresse. Mas além disso, sabia que problemas no intestino também podem causar acne?

Um problema intestinal, também conhecido como disbiose intestinal, ou seja, um desequilíbrio da microbiota do intestino, pode causar danos ao organismo, como por exemplo: a acne.

Entre as causas da disbiose intestinal podemos citar o estresse psicológico e fisiológico, uso indiscriminado de antibióticos, pH intestinal, idade e/ou má alimentação. Interessante não é?

O intestino é um órgão que tem como uma das principais funções absorver macro e micro nutrientes e água, eliminar toxinas e manter a continência fecal.

O desequilíbrio causado por um ou mais desses fatores, promove a alteração da mucosa intestinal e consequentemente desregula a permeabilidade intestinal, facilitasse a migração de toxinas para a circulação sanguínea.

Essas substâncias, por sua vez, viajam até a derme, onde favorecem o surgimento dos indesejados pontos vermelhos.

Por isso de acordo com a medicina chinesa, seria interessante acordar as 5 as 7 horas da manhã, que é quando o intestino grosso, responsável pela finalização da digestão, está trabalhando para liberar as toxinas em forma de fezes.

Por isso também que de acordo com a Ayurveda, é preciso acordar antes do nascer do sol, se sentir e ir ao banheiro, para eliminar as toxinas que o corpo digeriu durante a noite. Curioso não é mesmo?

Se isso não acontece, o sistema imunológico é ativado causando fadiga, mudanças de humor, depressão e alterações dermatológicas, como, urticária, dermatite, eritema e acne.

Sabia que as inflamações e distúrbios dermatológicos estão profundamente relacionados à disponibilidade de vitaminas e minerais?

E para cuidar da disbiose intestinal é essencial que haja uma reeducação alimentar.

Para isso, deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos processados, de açúcares simples, das carnes vermelhas e do leite e derivados e aumentar o consumo na ingestão de vegetais, frutas e cereais.

Uma dieta balanceada e adequada irá favorecer o aumento de bactérias benéficas no intestino. Além disso, é ótimo tomar probiótico variados, um a cada dia, para te ajudar nessa missão.

Se você quiser saber mais sobre probióticos, dê uma olhada no vídeo sugerido. Se você tiver dúvidas, é interessante buscar a ajuda de um nutricionista ou nutrólogo, para te ajudar nessa questão.

#acnedepoisdos30 #espinhasdepoisdos30 #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...