QUAL É O MELHOR ÓLEO PARA COZINHAR?

2 years ago
14

Recentemente fizemos um vídeo falando sobre a diferença do azeite de abacate e azeite de oliva, você assistiu?

Você sabe qual a diferença entre esses azeites? Assista ao vídeo sugerido para saber mais. Mas no vídeo de hoje vamos falar sobre o melhor azeite ou óleo vegetal para cozinhar. Você sabe qual é?

Escolher o óleo certo para cozinhar não é uma decisão fácil de se tomar. Quando o assunto é gorduras e óleos, temos dezenas de opções disponíveis e é complicado saber qual delas é a “mais saudável".

As prateleiras dos supermercados têm de tudo. E, nos dias de hoje, apesar de termos mais informações, elas muitas vezes se confundem, porque há muito debate sobre os benefícios e os danos que podem vir do consumo de diferentes tipos de gordura. Sabia disso?

Você pode pensar que é óbvio que frituras feitas com óleo vegetal são mais saudáveis do que se fossem feitas com óleo animal, como banha ou manteiga. Mas será verdade?

Para descobrir isso, o professor Martin Grootveld da Universidade de Leicester, na Inglaterra, fez alguns testes com moradores de Leicester, pedindo aos voluntários do estudo, usar óleo de girassol, óleo vegetal, óleo de milho, óleo de canola, azeite, manteiga e banha animal; uma variedade de gorduras e óleos para analisar.

Depois de usadas para cozinhar, foram coletadas amostras dos óleos e das gorduras e enviadas para a Universidade de Leicester onde o professor Martin Grootveld e sua equipe fizeram um experimento paralelo onde eles aqueceram de novo os mesmos óleos a temperaturas altas para fazer frituras.

Quando você está fritando ou cozinhando em uma alta temperatura (próximo de 180°C), as estruturas moleculares de gorduras e óleos mudam.

Acontece o que chamamos de oxidação – elas reagem com o oxigênio do ar formando aldeídos e peróxidos de lipídio. Na temperatura ambiente, algo semelhante acontece, mas de maneira muito mais lenta.

Quando lipídios se decompõem, eles se tornam oxidados. Então o que Grootveld e sua equipe descobriram?

Eles descobriram que os óleos que eram ricos em poliinssaturados – o de milho e o de girassol – geram altos níveis de aldeídos.

O resultado foi surpreendente, já que muita gente pensava que o óleo de girassol era o mais "saudável". Para o pesquisador, o óleo de girassol e de milho são bons, desde que você não submeta eles ao calor, como fritar alimentos ou cozinhar algo.

O azeite e o óleo de canola produziram muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor.

Isso ocorre, pois as gorduras saturadas raramente passam pelo processo de oxidação. Então, para o pesquisador, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite; porque tem 76% de lipídios monoinsaturados, 14% saturados e apenas 10% polinsaturados.

E, nesse caso, o azeite não importa se o azeite é "extra virgem" ou não. Os níveis antioxidantes presentes em produtos extra virgem são insuficientes para proteger contra a oxidação induzida pelo calor.

E aí, gostou de saber qual o melhor óleo pra ter na sua cozinha? Agora que você sabe qual óleo usar para ter mais saúde, vamos te dar mais um conselho: mantenha ele sempre guardado longe da luz e não reutilize jamais, já que isso também leva ao acúmulo de substâncias ruins; combinado?

#óleoparacozinhar #melhorolei #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...