9 ALIMENTOS QUE AUMENTAM A SUA PRESSÃO E QUE VOCÊ DEVE EVITAR

2 years ago
19

Você conhece alguém com pressão alta ou baixa? Cada vez mais pessoas que nos cercam apresentam problemas de saúde. E um dos mais comuns é a pressão arterial alterada. Inclusive já falamos sobre este assunto algumas vezes, aqui no canal.

A pressão arterial, nada mais é que o sistema de bombeamento que tem a função de transportar o sangue pelo coração e as artérias, ao mesmo tempo que leva esse fluxo para o cérebro e os demais órgãos do corpo.

O normal é ter a pressão 120/80. Porém quando a pressão apresenta números diferentes disso, acontece o quadro de hipertensão (pressão alta), com níveis superiores a 140/90 e hipotensão (pressão baixa) com níveis inferiores a 90/60.

No vídeo de hoje vamos falar sobre alguns alimentos que contribuem para a pressão alta, além do sal, que certamente você já conhece.

A hipertensão surge sempre que existe alguma alteração que cause dificuldade para o sangue circular nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão que o coração precisa fazer para que o sangue circule corretamente. E você sabia que um dos fatores que podem causar a pressão alta, é a má alimentação?

Se este é o seu caso, evite:
Alimentos embutidos, como presunto, linguiça, bacon. Esses alimentos costumam ser ricos em gordura e sal. Enquanto um pedaço pequeno pode ajudar a restabelecer o bem-estar de uma pessoa que esteja com a pressão baixa, certamente esses não são os melhores alimentos para quem sofre com pressão alta.

Açúcar. Qualquer pessoa com hipertensão faria bem em monitorar a ingestão de açúcar. Estudos com pessoas com diabetes mostram alguma correlação entre o consumo excessivo de açúcar e o aumento da pressão arterial.

Enlatados, em conserva e molhos prontos. Alimentos como atum ou sardinha, costumam ser ricos em gordura e sal, já que o sal ajuda a conservar esses alimentos. O mesmo se aplica em verduras e hortaliças em conserva, como picles, azeitona, aspargos, palmito e molhos prontos, como ketchup, molho de soja, molho inglês, maionese, mostarda.

Cubinhos ou sachês de temperos prontos para culinária; esse tipo de tempero faz mal porque quando estão sendo processados, ainda nas indústrias é adicionado a eles o glutamato monossódico, substância utilizada para realçar sabores.

Carnes gordas, como picanha, paleta, fraldinha. Se consumidas em excesso, ela pode aumentar seus níveis de colesterol e triglicerídeos, independente se sua pressão for alta ou baixa.

Café. A cafeína de qualquer fonte faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que pode aumentar a pressão arterial. Café, bebidas energéticas, refrigerantes, chás – a lista de bebidas que contêm cafeína é longa.

Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais. Com base em diversos estudos, as autoridades médicas recomendam que as pessoas com hipertensão evitem o consumo excessivo de álcool – e isso inclui o vinho tinto.

Chocolate. Embora delicioso, o consumo de chocolate em excesso pode ocasionar um aumento da pressão arterial, isso porque ele possui a teobromina, uma substância estimulante, além de alguns possuírem alto teor de gordura.

Além disso, é importante evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, favorecendo o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem do sangue e consequentemente aumenta a pressão.

Se você sente dificuldade em eliminar esses itens da sua dieta, é importante realizar uma consulta com um nutricionista para que se faça um cardápio de forma personalizada.

Sugestão de título: 9 alimentos que aumentam a pressão sanguínea (além do sal)

#alimentospressãoalta #alimentobaixarpressão #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...