O DIA D em 1944 - Call of Duty WW2 - #01 [PT-BR]

2 years ago
19

Operação de Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá 6 de junho de 1944 lançou as bases para a derrota da Alemanha da Segunda Guerra Mundial.

O Dia D – termo militar para o primeiro dia dos desembarques na Normandia – foi a maior invasão anfíbia* já empreendida e lançou as bases para a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

A invasão ocorreu em 6 de junho de 1944, e dezenas de milhares de soldados dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá pousaram em cinco trechos da costa da Normandia – em praias com codinome Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

O planejamento para o Dia D começou com mais de um ano de antecedência, e os Aliados realizaram uma grande operação militar enganosa – chamada de Operação Guarda-costas – para confundir os alemães sobre quando e onde a invasão ocorreria.

A operação estava programada para começar em 5 de junho, quando a lua cheia e as marés baixas deveriam coincidir com o bom tempo, mas as tempestades forçaram um atraso de 24 horas.

O que aconteceu no Dia D?
Os desembarques anfíbios – com o codinome Operação Overlord – foram precedidos por uma extensa campanha de bombardeio para danificar as defesas alemãs.

As táticas de engano empregadas nos meses que antecederam o ataque levaram os alemães a acreditar que os ataques iniciais eram meramente uma distração e que a verdadeira invasão ocorreria mais adiante ao longo da costa.

As divisões aliadas começaram a pousar nas cinco praias às 6:30 da manhã de 6 de junho.

As tropas americanas foram designadas para a praia de Utah, na base da Península de Cotentin, e de Omaha, no extremo norte da costa da Normandia. Os britânicos posteriormente desembarcaram em Gold Beach, seguidos pelos canadenses em Juno e, finalmente, os britânicos em Sword, o ponto mais oriental da invasão.

Por volta da meia-noite de 6 de junho, as tropas haviam garantido suas praça de armas e se mudado para o interior de Utah, Gold, Juno e Sword.
#guerra
#cod

Loading comments...