Premium Only Content
![Eletrização - ATRITO CONTATO e INDUÇÃO](https://1a-1791.com/video/s8/1/j/W/Y/H/jWYHd.qR4e-small-Eletrizao-ATRITO-CONTATO-e-.jpg)
Eletrização - ATRITO CONTATO e INDUÇÃO
Eletrização por atrito
A eletrização por atrito acontece principalmente quando dois ou mais corpos isolantes são esfregados um contra o outro. O processo de atritar os corpos fornece energia aos elétrons desses materiais. Os elétrons dos materiais isolantes geralmente encontram-se fortemente atraídos pelos núcleos de seus próprios átomos, por isso, precisam de uma energia extra para saltar de um corpo para outro.
Durante a eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro ganha elétrons. Dessa forma, ao final do processo, os dois corpos estarão com cargas de módulo igual, mas de sinais opostos.
Eletrização por contato
A eletrização por contato consiste em fazer com que dois corpos condutores entrem em contato, na condição de que pelo menos um deles esteja previamente carregado. Esse tipo de eletrização acontece com maior frequência entre materiais condutores, uma vez que neles os elétrons encontram-se livres e, portanto, dotados de grande mobilidade. Dessa maneira, não é necessária qualquer energia adicional para fazê-los saltarem de um corpo para outro.
Quando dois corpos condutores idênticos e eletricamente carregados tocam-se, os elétrons passam de um corpo para o outro até que as cargas elétricas de ambos fiquem iguais. Dessa maneira, se quisermos saber qual é a carga final entre eles, basta fazermos a média aritmética das cargas:
Eletrização por indução
A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.
A polarização das cargas nada mais é que uma separação entre cargas positivas e negativas. Quando polarizado, o corpo induzido ainda é neutro, pois apresenta o mesmo número de prótons e elétrons. Dessa forma, para que esse corpo torne-se eletrizado, é necessária a presença de um outro corpo ou, ainda, de um meio pelo qual os elétrons possam fluir. Via de regra, faz-se o uso de um aterramento, que consiste em conectar o corpo induzido à terra, por meio de um fio condutor.
Depois de aterrado, os elétrons presentes no corpo induzido podem fluir em direção à terra ou da terra em direção ao corpo induzido, de acordo com o sinal das cargas presentes no corpo indutor.
-
1:19:23
Josh Pate's College Football Show
6 hours ago $2.14 earnedBig Ten Program Rankings | What Is College Football? | Clemson Rage| Stadiums I Haven’t Experienced
49.6K1 -
LIVE
Vigilant News Network
11 hours agoBombshell Study Reveals Where the COVID Vaccine Deaths Are Hiding | Media Blackout
1,770 watching -
1:17:59
Sarah Westall
7 hours agoDOGE: Crime & Hysteria bringing the Critics & the Fearful - Plus new CDC/Ukraine Crime w/ Dr Fleming
31.2K3 -
45:39
Survive History
13 hours ago $3.76 earnedCould You Survive in the Shield Wall at the Battle of Hastings?
38.7K5 -
1:50:28
TheDozenPodcast
12 hours agoViolence, Abuse, Jail, Reform: Michael Maisey
82.3K4 -
23:01
Mrgunsngear
1 day ago $4.41 earnedWolfpack Armory AW15 MK5 AR-15 Review 🇺🇸
72.5K12 -
25:59
TampaAerialMedia
1 day ago $2.26 earnedUpdate ANNA MARIA ISLAND 2025
44.2K4 -
59:31
Squaring The Circle, A Randall Carlson Podcast
14 hours ago#039: How Politics & War, Art & Science Shape Our World; A Cultural Commentary From Randall Carlson
34.1K3 -
13:21
Misha Petrov
14 hours agoThe CRINGIEST Thing I Have Ever Seen…
27K53 -
11:45
BIG NEM
10 hours agoWe Blind Taste Tested the Best Jollof in Toronto 🇳🇬🇬🇭
18.7K1