Premium Only Content

Eletrização - ATRITO CONTATO e INDUÇÃO
Eletrização por atrito
A eletrização por atrito acontece principalmente quando dois ou mais corpos isolantes são esfregados um contra o outro. O processo de atritar os corpos fornece energia aos elétrons desses materiais. Os elétrons dos materiais isolantes geralmente encontram-se fortemente atraídos pelos núcleos de seus próprios átomos, por isso, precisam de uma energia extra para saltar de um corpo para outro.
Durante a eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro ganha elétrons. Dessa forma, ao final do processo, os dois corpos estarão com cargas de módulo igual, mas de sinais opostos.
Eletrização por contato
A eletrização por contato consiste em fazer com que dois corpos condutores entrem em contato, na condição de que pelo menos um deles esteja previamente carregado. Esse tipo de eletrização acontece com maior frequência entre materiais condutores, uma vez que neles os elétrons encontram-se livres e, portanto, dotados de grande mobilidade. Dessa maneira, não é necessária qualquer energia adicional para fazê-los saltarem de um corpo para outro.
Quando dois corpos condutores idênticos e eletricamente carregados tocam-se, os elétrons passam de um corpo para o outro até que as cargas elétricas de ambos fiquem iguais. Dessa maneira, se quisermos saber qual é a carga final entre eles, basta fazermos a média aritmética das cargas:
Eletrização por indução
A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.
A polarização das cargas nada mais é que uma separação entre cargas positivas e negativas. Quando polarizado, o corpo induzido ainda é neutro, pois apresenta o mesmo número de prótons e elétrons. Dessa forma, para que esse corpo torne-se eletrizado, é necessária a presença de um outro corpo ou, ainda, de um meio pelo qual os elétrons possam fluir. Via de regra, faz-se o uso de um aterramento, que consiste em conectar o corpo induzido à terra, por meio de um fio condutor.
Depois de aterrado, os elétrons presentes no corpo induzido podem fluir em direção à terra ou da terra em direção ao corpo induzido, de acordo com o sinal das cargas presentes no corpo indutor.
-
LIVE
Lofi Girl
2 years agoSynthwave Radio 🌌 - beats to chill/game to
600 watching -
5:52:00
Akademiks
11 hours agoWAR IN ATLANTA Episode 5. YOUNG THUG FIRST INTERVIEW about SNITCHING, GUNNA... BREAKS DOWN CRYING!
165K9 -
7:30:25
SpartakusLIVE
15 hours agoVerdansk Duos w/ Nicky || Saturday Spartoons - Variety Later?!
62.3K1 -
1:38:47
Badlands Media
1 day agoDevolution Power Hour Ep. 387: Trump, Epstein, Durham Mysteries, and North Korea Ops
104K26 -
1:05:23
Man in America
18 hours agoSoaring Gold Exposes the Imminent Crash of the Old System w/ John Perez
61.6K11 -
2:42:40
TruthStream with Joe and Scott
18 hours agoTHOMAS AND GROK: AI, Bible decodes, The JESUS Cube live 9/6 #487
50.7K10 -
2:34:46
BlackDiamondGunsandGear
13 hours agoGet Prepped / After Hours Armory / LIVE SHOW /
33.1K2 -
2:01:39
Tundra Tactical
12 hours ago $11.29 earned🛑LIVE NOW!! This spits in the face of the Second Amendment.🛑
39.9K8 -
2:34:46
DLDAfterDark
10 hours ago $4.97 earnedIt's SHTF! Do You Have What You Need?? Let's Review Items & Priorities
28.2K6 -
28:58
Stephen Gardner
11 hours ago🚨Explosive allegations: Rosie O’Donnell connects Trump to Epstein scandal!?
45.5K85