Premium Only Content
Eletrização - ATRITO CONTATO e INDUÇÃO
Eletrização por atrito
A eletrização por atrito acontece principalmente quando dois ou mais corpos isolantes são esfregados um contra o outro. O processo de atritar os corpos fornece energia aos elétrons desses materiais. Os elétrons dos materiais isolantes geralmente encontram-se fortemente atraídos pelos núcleos de seus próprios átomos, por isso, precisam de uma energia extra para saltar de um corpo para outro.
Durante a eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro ganha elétrons. Dessa forma, ao final do processo, os dois corpos estarão com cargas de módulo igual, mas de sinais opostos.
Eletrização por contato
A eletrização por contato consiste em fazer com que dois corpos condutores entrem em contato, na condição de que pelo menos um deles esteja previamente carregado. Esse tipo de eletrização acontece com maior frequência entre materiais condutores, uma vez que neles os elétrons encontram-se livres e, portanto, dotados de grande mobilidade. Dessa maneira, não é necessária qualquer energia adicional para fazê-los saltarem de um corpo para outro.
Quando dois corpos condutores idênticos e eletricamente carregados tocam-se, os elétrons passam de um corpo para o outro até que as cargas elétricas de ambos fiquem iguais. Dessa maneira, se quisermos saber qual é a carga final entre eles, basta fazermos a média aritmética das cargas:
Eletrização por indução
A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.
A polarização das cargas nada mais é que uma separação entre cargas positivas e negativas. Quando polarizado, o corpo induzido ainda é neutro, pois apresenta o mesmo número de prótons e elétrons. Dessa forma, para que esse corpo torne-se eletrizado, é necessária a presença de um outro corpo ou, ainda, de um meio pelo qual os elétrons possam fluir. Via de regra, faz-se o uso de um aterramento, que consiste em conectar o corpo induzido à terra, por meio de um fio condutor.
Depois de aterrado, os elétrons presentes no corpo induzido podem fluir em direção à terra ou da terra em direção ao corpo induzido, de acordo com o sinal das cargas presentes no corpo indutor.
-
1:00:37
Bright Insight
10 days agoOlmec Heads are Evidence of Lost Ancient Advanced Civilization
131K229 -
13:43
Cooking with Gruel
2 days agoCreamy Saffron Risotto
109K20 -
18:38
DeVory Darkins
1 day ago $32.52 earnedTrump Makes HUGE Announcement that may spark GOP Battle
99.4K85 -
2:13:05
The Nerd Realm
17 hours ago $8.93 earnedNew Years Eve! Fortnite Hunters w/ YOU! Creator Code: NERDREALM
77.6K5 -
11:04:44
FusedAegisTV
1 day agoNYE Eve! - 2025 Incoming 🎉 - 12hr Variety Stream!
139K7 -
1:18:52
Awaken With JP
19 hours agoSomehow The World DIDN’T End This Year! - LIES Ep 72
173K93 -
1:19:34
Michael Franzese
17 hours agoWhat 2024 Taught Us About the Future?
137K33 -
1:48:09
The Quartering
18 hours agoBird Flu PANIC, Sam Hyde DESTROYS Elon Musk & Patrick Bet David & Woke Witcher?
142K102 -
4:47
SLS - Street League Skateboarding
3 days agoLiz Akama’s 2nd Place Finish at SLS Tokyo 2024 | Best Tricks
64K6 -
4:06:54
LumpyPotatoX2
17 hours agoHappy New Year Rumble ! - #RumbleGaming
46.8K1