Praxeologia

2 years ago
27

Eu resumo pra você, a praxeologia parte de um axioma ou seja, de uma verdade auto evidente da ação humana, que o homem usa meios para alcançar fins, é provada a-priori (ou seja não precisa ser empiricamente testada pois é necessariamente verdadeira) pois se o homem não usasse meios para alcançar fins, seus fins já iriam ser instantaneamente alcançados, provando assim que existe escassez, logo a regra que pode eliminar conflitos entre recursos escassos é a propriedade privada decidindo um dono de cada recurso

a praxeologia não diz que toda ação foi a mais eficiente.

Mas sim, que é a mais eficiente pro indivíduo. Que a executou e a julgou como a "mais eficiente" pra ele.

Então toda ação de indivíduo é para ele sair de uma estado de menor satisfação para um de maior satisfação. A praxeologia não é uma ciência empírica, pois não se pode observar seres humanos agindo. Tudo que podemos observar são os átomos do corpo humano se movendo mas não a escolha de meios e fins, portanto ação não é um evento material mas sim um evento mental, que só pode ser entendido a priori de forma autoevidente ou dedutiva.

Toda ação é um sacrifício de outras possíveis ações que poderiam ter sido feitas no lugar desta ação e portanto um sacrifício de outros fins também.

Portanto quando há uma troca as duas partes se satisfazem, caso contrário os mesmos não iriam executar a troca.

Pq a praxeologia é uma verdade auto evidente, pois para tentar refutar a praxeologia você vai agir, provando que ela está correta.

Loading comments...