Premium Only Content

As Cem Estações da Alma Conforme o Sufismo
As Cem Estações da Alma Conforme o Sufismo de Abdullah Ansari de Herat
As Cem Estações da Alma é um tratado clássico do sufismo: a via #mística, a tradição iniciática (espiritual e #esotérica) presente no interior da religião #muçulmana desde a sua fundação pelo profeta #Maomé (Mohamed), transmitida desde então de geração a geração e que chegou até os dias de hoje por meio da literatura e, especialmente, por meio das várias confrarias #sufis espalhadas especialmente nos países #muçulmanos, mas também em muitos países do mundo todo.
Dentre os maiores desafios dos buscadores que adentram um Caminho Espiritual encontra-se a falta de referência relacionada ao estágio em que o aprendiz se encontra e para onde está avançando. Sendo um processo interior novo e com muitos obstáculos, ora se tem a percepção de já ter percorrido uma boa parte do caminho, ora tem-se a impressão de estagnar, ou patinar, sem sair do “lugar”, e quando não, surge a sensação de nem ter saído da estaca zero.
Nesta obra clássica, inédita na língua portuguesa, o grande mestre sufi Abdullah Ansari de Herat (1006-1089), conhecido pelo talento de conciliar o raciocínio lógico e analítico com seu estilo #poético e #literário, utiliza pela primeira vez em língua persa o termo “Estações” para descrever de forma detalhada cada “campo”, cada “estágio” que compreende a estrada, a via que leva o buscador de #Deus a realização de sua Meta.
Nas palavras dele: “As Estações da 3Alma são pontos de parada que são visitados por aqueles que estão na jornada em direção a Deus, até que o servo, tendo passado (e ele será ajudado a passar) por esses degraus ascendentes, estação por estação, tem a honra de ser recebido na proximidade de Deus. Ora, o servo passa de um ponto de parada a outro até chegar ao ponto de parada final, onde esse ponto de parada final é para ele o campo da proximidade (a Deus). A proximidade que ele deixa para trás é apenas um “estágio de passagem”, enquanto essa (proximidade) onde ele se encontra é a “estação” (espiritual permanente) – como as estações dos #anjos nos céus…” – Abdullah Ansari de Herat.
Boa leitura!
-
4:18
Funkstorm
3 years agoAlma Branca
9 -
16:26
Happyoncloud9
3 years agoAlma Mater Board Game Review
42 -
LIVE
Akademiks
3 hours agoDiddy Trial Day 21: Jane Doe aka 50 Cent Baby Moms Cross Examine. ALLSTAR FREEKOFF Day 3/30
1,855 watching -
LIVE
Untamed Nation
1 hour agoCIVIL WAR IS STARTING ⚠ | 11 JUNE 2025
1,520 watching -
10:26
WhaddoYouMeme
52 minutes agoChristians, You're About to Pick a Side...
131 -
LIVE
LFA TV
19 hours agoLFA TV ALL DAY STREAM - WEDNESDAY 6/11/25
2,125 watching -
11:57
Ohio State Football and Recruiting at Buckeye Huddle
3 hours agoOhio State Recruiting: California DE Khary Wilder Chooses Ohio State in STUNNING Decision
9 -
1:07:47
vivafrei
2 hours agoL.A. - From "Peaceful Protests" to CURFEW! Swalwell is an IDIOT! Canadian Court Protects Pedo & MORE
59.9K22 -
2:16:33
The Quartering
3 hours agoTrump CUCKS Gavin Newsome, Mass Riots This Weekend, Video Game Tanks Over Trump Hat & More!
101K41 -
1:48:46
Russell Brand
5 hours agoThe Real Story of Civilization—and Why They’ve Buried It | Randall Carlson - SF595
134K48