O PAI DA MENTIRA

2 years ago
48

(005) – O PAI DA MENTIRA
jan
26

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (Jo.8:44).

Quais são as mentiras do diabo no princípio? Falou que não morreriam no mesmo dia se comessem da árvore da ciência do bem e do mal. E Adão, expulso do paraíso viveu 930 anos (Gn.5:5). Aqui o diabo não mentiu. Jeová Deus havia dito que no dia que comessem morreriam (Gn.2:17). O diabo prometeu que seriam como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn.3:5). E Jeová Deus confirmou a promessa do diabo, dizendo: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn.3:22). Também aqui a serpente (diabo) não mentiu.

Jesus disse também que o diabo foi homicida, mas quem matou Adão e Eva foi Jeová Deus. “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; Jeová Deus, pois, o lançou fora do Jardim do Éden” (Gn.3:22).

Certamente o diabo é mentiroso, mas não é fácil identificá-lo como o pai da mentira.

O Novo Testamento afirma que Deus não pode mentir (Tt.1:2). Se Deus mentisse uma vez seria o pai da mentira, pois Deus existia antes do diabo, e assim seria mentiroso antes do diabo. Jeová é Deus, logo não pode mentir. Se Jeová mentir uma vez, é o pai da mentira, pois o diabo é criatura do Deus Jeová. “Ora, a serpente era a mais astuta que todas as alimárias do campo que Jeová Deus tinha feito” (Gn.3:1). Foi Jeová que a criou.

Se na Bíblia houver uma mentira de Jeová, ou Deus é o pai da mentira, ou Jeová não é o Deus Pai. Vamos percorrer as páginas do Velho Testamento.

1 – Jeová amou Salomão desde o ventre. “Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela. E teve ela um filho, e chamou o seu nome Salomão; E JEOVÁ O AMOU” (2 Sm.12:24). O nome foi dado por Jeová. “Eis que o filho que te nascer será homem de repouso: PORQUE REPOUSO LHE HEI DE DAR DE TODOS OS SEUS INIMIGOS EM REDOR. Portanto Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias” (1 Cr.22:9). Esta promessa da paz para Israel não estava vinculada ao comportamento de Salomão. Salomão pecou e o reino de Israel não teve a paz prometida. “Levantou Jeová , a Salomão um adversário, a Hadade, o Edomeu” (1 Rs.11:14). “Também Jeová lhe levantou outro adversário, a Rezon, filho de Eliada, que tinha fugido do seu senhor Hadade-Ezer, rei de Zobá, contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou. E indo para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco, E FOI ADVERSÁRIO DE ISRAEL POR TODOS OS DIAS DE SALOMÃO, E ISTO ALÉM DO MAL QUE HADADE FAZIA; PORQUE DETESTAVA A ISRAEL, E REINAVA SOBRE A SÍRIA” (1 Rs.11:2325). Jeová falou que Israel teria paz, e ele mesmo levantou adversários contra Israel. LOGO, MENTIU.

2- Segundo a narrativa do Novo Testamento, todos os homens estavam mortos espiritualmente. “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou pôr esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm.5:17). Jesus confirma esta verdade: “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar o meu pai, Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos” (Mt.8:21-22). “E quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas” (Col.2:13). “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA” (Jo.5:24). Se todos os homens estavam espiritualmente mortos na alma desde Adão, o homem não precisaria pecar para morrer, pois já estava morto. Mas Jeová disse: “EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA. A ALMA QUE PECAR MORRERÁ” (Ez.18:4). Com estas palavras Jeová declarava que as almas estavam vivas, e só morreriam pecando. Mentiu portanto, pois as almas estavam todas mortas, conforme os quatro textos do Novo Testamento (Rm.5:12).

3 – Jeová se declara o TODO PODEROSO (El Shaday), e declara: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou: e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” (Is.43:13).“Porque o Senhor dos Exércitos o determinou: quem pois o invalidará? e a sua mão estendida está: quem pois a fará voltar atrás?” (Is.14:27). “Vede agora que eu, eu sou, e mais nenhum Deus comigo; eu mato e eu faço viver, eu firo e eu saro: e ninguém há que escape da minha mão” (Dt.32:39). Paulo apóstolo revela que alguém submeteu e corrompeu toda a criação: “Porque a criação, ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora (Rm.8:19-22). Se toda a criação foi submetida ao opressor, e dentro dela Jeová se arroga tantos poderes, ou Jeová está submetido ao opressor, ou está mentindo. O que parece é que, quem faz, tem mais poder do que quem fala e proclama o que não pode fazer.

4 – Na Lei de Jeová lemos: “Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado” (Dt.24:16). Porém nos dez mandamentos lemos: “…porque eu, Jeová teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Ex.20:5). Mas também Jeová matou o filho recém-nascido de Davi por causa do adultério. “E Jeová feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi” (2 Sm.12:15,19). Está provado que o Deus Jeová mente, logo, deve ser o pai da mentira.

5 – Sobre acepção de pessoas. “Pois Jeová vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas” (Dt.10:17). “E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve semelhante e nunca haverá; mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até os animais, para que SAIBAIS QUE JEOVÁ FEZ DIFERENÇA ENTRE OS EGÍPCIOS E OS ISRAELITAS” (Ex.11:6-7). Então Jeová faz acepção de pessoas, e quando diz que não faz, mente. Jeová fez acepção entre o homem e a mulher, pois esta sendo inferior não tinha liberdade nem para fazer votos a Deus (Nm.30:1-8). Quando nascia menino, a mãe ficava imunda 40 dias, mas se nascia menina ficava imunda 80 dias (Lv.12:1-8). Jeová é o Deus da acepção e mente dizendo que não faz acepção de pessoas.

6 – Jeová deu ordem a Moisés sobre os sacrifícios e holocaustos. “Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e as tuas vacas, em todo o lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei” (Ex.20:24). E depois afirma que não deu essa ordem. “Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais no dia em que vos tirei da terra do Egito, NEM LHES ORDENEI COISA ALGUMA ACERCA DE HOLOCAUSTOS OU SACRIFÍCIOS” (Jr.7:21-22). Jeová mentiu outra vez.

7 – Jeová garantiu a Abraão que não destruiria o justo com os ímpios, e que se houvesse 10 justos em Sodoma pouparia toda a cidade por amor deles (Gn.18:24-26; 18:32). Mas o profeta Ezequiel declara por parte de Jeová que os justos serão destruídos juntamente com os ímpios. Mentiu pela sétima vez (Ez.21:1-4). E há muito mais mentiras de Jeová; mas estas bastam.

Se Jeová mente tanto, tudo o que fala a seu respeito também é mentira. Mente quando se declara criador, mente quando afirma ser salvador, e quem crê nas suas mentiras, se faz filho da mentira (Jo.8:44).

A única verdade que existe é Jesus Cristo e seu Pai. “Eu sou o caminho a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo.14:6).

Autoria Pastor Olavo S. Pereira

Loading comments...