Vamos Acordar Brasil - EP 6 - O Teatro das Tesouras 2010

2 years ago
38

O Teatro das Tesouras é uma série sobre as eleições no Brasil, envolvendo principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Cada episódio foca em um ano eleitoral do Brasil. O sexto aborda o cenário político brasileiro em 2010.

A eleição presidencial de 2010 teve dois turnos. Os principais nomes na disputa foram: Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Lula garantiu sua popularidade com programas sociais, mas pela primeira vez não poderia participar das eleições desde 1989. Por causa do envolvimento com o mensalão, faltavam nomes para dar continuidade ao governo petista. José Dirceu era o nome mais forte para a candidatura, já que centralizava o governo em suas mãos.

Quando assumiu a responsabilidade do mensalão, sujou seu nome para salvar Lula.

José Serra voltou a ser candidato nas eleições presidenciais de 2010. A Terceira via contava com dois ex-petistas: Marina Silva (Partido Verde) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Dilma Rousseff foi a candidata, tendo como vice, Michel Temer.

Lula e Dilma foram multados por propaganda antecipada.

Dilma prometia mais Estado, redução de gastos, redistribuição de renda, reaparelhamento da máquina estatal e valorização do funcionalismo público. Para isso, Petrobras, BNDS, Banco do Brasil e Caixa Econômica seriam infladas.

Dilma venceu no primeiro turno. No segundo, as polêmicas se intensificaram. Dilma focou em atacar Serra dizendo ser ele a favor de privatizações.

Durante as investigações da Lava Jato, os executivos da empreiteira Odebrecht revelaram que doaram 23 milhões de reais a José Serra. Marqueteiros do PT também recebiam pagamento via caixa 2 da Odebrecht.

A eleição de 2010 não foi entre rivais. Serra e Dilma disputavam por proporções de propina e em troca governariam para quem pagasse mais.

Loading comments...