Nelson Teich - Ataque desonesto da esquerda e centrão ao novo ministro - Forum Oncoguia 2019

4 years ago
10

A má fé em divulgação de trecho do vídeo procura abalar a imagem do novo ministro da saúde Nelson Teich e, principalmente, do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Tudo o que ele fala no vídeo são realidades vivenciadas por gestores em Brasilia, nos estados e nos municipios.

Os dependentes do SUS, milhões de crianças, jovens, adultos e idosos penam para conseguir consultas com especialistas. Se tiverem diagnosticada uma doença grave como câncer, ainda necessitam aguardar por meses intermináveis para início do tratamento, não importa o tipo e letalidade do câncer. Boa parte desses pacientes morrem antes de iniciar o tratamento.

O Dr. Nelson Teich fala o que precisa ser dito, tem que escolher onde mais precisa ir o dinheiro. E convenhamos, entre estádios de futebol e hospitais, qual escolha deveria ter feito o gestor que efetivamente se preocupa com os cidadãos.

Entre permitir que pessoas usem a hidroxi-cloroquina no início dos sintomas ou só possa usar em casos moderados e graves, qual escolha deveria ter feito o gestor que efetivamente se preocupa com os cidadãos? Escolher comprar respiradores mecânicos e comprar vagas de UTI, será que é melhor que evitar que as pessoas precisem chegar nas UTIs?

Você sabia que mais da metade das mortes por gripes no Brasil não tem a correta identicação do subtipo viral (Influenza A, Influenza B, Parainfluenza, Rinovirus, Virus Sincicial Respiratório (VSR), e Adenovírus. Sabia que quanto mais exata for a participação dos subtipos virais , informação que o Brasil envia para a OMS todos os anos, e a OMS é quem projeta a melhor composição da vacina que sera utilizada no ano seguinte. Voce sabia que boa parte dessa não identificação está relacionada a falta de investimento na área de saúde? Que a coleta, manuseio, armazenamento e observância de prazos até a análise dos laboratorios tem papel importante para que o percentual dos subtipos identificados seja cada vez maior em relação ao total de casos. Você sabia que não temos metas para melhoras nesses procedimentos?

Governos anteriores erraram muito, fizeram péssimas escolhas que agora as consequências recaem sobre a população. Quando falamos em governos anteriores não esqueçamos que nos governos militares o Presidente Figueiredo não fez populismo como os governantes militares da Argentina, não aceitou fazer aqui copa do mundo. A Argentina fez, em 1978.

Para quem duvida qual o objetivo dessa imediata campanha contra uma pessoa que tem um dia apenas como ministro, leia o texto abaixo, de autoria de Geraldo Magela Siqueira.

NOVO MINISTRO DA SAÚDE

Mais uma vez estão nos dividindo (e estamos caindo como um patinho), nos colocando em confronto, para escolher um lado entre o “bem” ou o “mal”. Na prática não existe tal dilema. É tática maniqueísta, dividir a sociedade para conquistá-la. Já fizeram isso conosco nos falsos dilemas hétero e homo, brancos e negros, pobres e ricos, nordestinos. e sulistas, entre vários outros temas sociais.

No combate ao Covid-19, nos colocaram divididos entre “vida” e “emprego”, temas que não são excludentes mas complementares.

Agora, na chegada do novo ministro, já nos divide entre idosos e jovens.
É desonestidade intelectual dizer que o novo ministro defendeu que idosos devam morrer. Ele estava participando de uma conferência sobre tratamento de câncer em 2019, onde se abordava o tema “Escassez de recursos versus investimentos no tratamento da doença”. E ele não se referiu em escolha para morrer e sim em escolha para investir, pensando em planejamento para o futuro. Veja todo o vídeo.

Vamos ficar atentos com essas artimanhas e torcer para que o novo ministro faça bom trabalho e nos ajude a sair desse problema com menos trauma possível.

Loading comments...