Premium Only Content
Gestão predial no auge da pandemia #pandemia #covid #covid19 #facilities #gestaopredial #sindico #co
INFRA FM Talks | Marcelo Sicoli, gestor predial
Entrevista publicada em 22/04/2020.
Nesta edição do INFRA FM Talks: um bate-papo com Marcelo Sicoli, ex-Síndico do Centro Clínico Sudoeste. Localizado em Brasília, o condomínio existe desde 2003 e recebe diariamente cerca de 4.000 pessoas que trabalham e/ou usufruem os serviços de 90 empresas instaladas ali. Frente ao combate à Covid-19, que determinou o isolamento social e, consequentemente, reduziu drasticamente o público, saiba quais têm sido as ações e desafios da área de gestão condominial.
Entra a máscara de proteção, cai a da hipocrisia*. Em julho 31, 2020
ARTIGO-*Marcelo Sicoli - ex-Síndico do Centro Clínico Sudoeste(Brasília-DF), premiado no Brasil e no exterior. Consultor internacional e corretor de imóveis
Continuo diariamente indo trabalhar no condomínio comercial do qual sou síndico, que é integralmente formado por empresas da área de saúde. Importante para manter a moral da tropa em alta, com tanta instabilidade e incertezas.
O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a impor medidas de restrição às atividades comerciais. Desde o primeiro dia do anúncio, programamos no condomínio medidas operacionais e de redução de custos que terão reflexos nos próximos meses, inclusive com a diminuição do quadro de colaboradores. Ao mesmo tempo projetamos que a inadimplência iria crescer. Em que pese o fechamento temporário de algumas empresas, as atividades operacionais do condomínio são essenciais e, portanto, permaneceram em funcionamento. Dentre eles, estão os serviços de portaria, limpeza de áreas comuns, recolhimento de lixo comum e hospitalar, segurança, manutenção de máquinas e equipamentos e parte administrativa.
Várias são as instruções e recomendações dadas ao longo da atual pandemia, que muitas vezes são conflitantes entre si: Use álcool em gel nas mãos, mas cuidado ao cozinhar. É grave a doença. É uma gripezinha. Viva o político X! Derrubem o Z! Hospitais estão abarrotados! Não estão vazios! Eleve a taxa de condomínio para aumentar a intensidade e frequência das limpezas e poder arcar com a compra de novos produtos de proteção e procedimentos de desinfecção e faxina em conformidade com a nova legislação local aprovada às pressas. Reduza a taxa para compensar a diminuição de atividades econômicas e conter focos de revoltas populares. Fique em casa! Queremos voltar ao trabalho! Muitos dilemas.
Em outros condomínios, os descolados apartamentos dormitórios de 20 (vinte) m2, com grandes áreas de lazer, de uma hora para outra viram o local onde muitos passam integralmente sua vida pessoal e profissional. Esqueça a academia, a piscina e os pontos de convivência, pois estes estão fechados. Decisões acertadas do judiciário proibiram obras não essenciais em respeito aos vizinhos em isolamento social que estavam tendo que conviver com o barulho e sujeira. No entanto, muitos acham que a sua obra sim, deve seguir. Por outro lado, um apartamento grande pode se tornar um estorvo em razão de seu alto custo de manutenção e diminuição dos trabalhadores de apoio. Famílias felizes, em convivência constante, passaram a ser palco de conflitos. Baixo equilíbrio emocional. O vizinho que sempre esbanjou suas viagens nas mídias sociais e seu carrão do ano na garagem não se planejou financeiramente para um curto (ou indefinido) período de dificuldades, reflexo de reduzida educação financeira.
A taxa de condomínio não pode ser reduzida mediante negociação, como ocorre no caso de aluguéis. Frequentemente, ouço reclamações genéricas de que a taxa está alta, que há outro condomínio com taxa mais barata ou que as despesas devem ser reduzidas. As cotas condominiais são basicamente a soma da previsão de despesas daquele empreendimento dividida pela fração ideal dos apartamentos/casas/salas/vagas autônomas, reservando uma pequena parte do valor para imprevistos. Aspectos diversos compõem a estrutura de custos e receitas: tempo da construção (e sua respectiva manutenção com o envelhecimento da edificação), quantidade de elevadores, gás e água inclusos ou não, quantidade de funcionários, gerador de energia, demandas judiciais, rendas extraordinárias com aluguéis de depósitos, área de lazer, vagas de garagem, antenas de telefonia, reuso de água de torneiras e chuva, geração de energia solar, promoção de eventos dentre outros. A quantidade de unidades para dividir a conta é relevante também. Ouvi que determinados empreendimentos no DF conseguiram reduzir em 50% as taxas. Qual é a realidade financeira daquele prédio? É de fato um condomínio ou complexo comercial de um único dono como são os Shoppings? Seu síndico tomou a decisão amparada pelo quê? Destinou um fundo de obras formado durante anos para pagamento de taxas ordinárias? Tecnicamente pode haver erros graves.
-
LIVE
The Quartering
1 hour agoBen Shapiro Vs Tucker Carlson, Blackface Trick Works, Kash Patel Under Fire, Based Woman Vs Trans
5,366 watching -
1:24:44
DeVory Darkins
2 hours agoTrump dominates 60 minutes interview as Democrats surrender to Mamdani
83.9K27 -
LIVE
Dr Disrespect
4 hours ago🔴LIVE - DR DISRESPECT - ARC RAIDERS - FULL SEND INTO THE RED
1,601 watching -
1:50:43
Tucker Carlson
2 hours agoChris Williamson’s Advice to Men: How to Survive a World of OnlyFans and AI Girlfriends
32.3K36 -
19:57
Neil McCoy-Ward
7 hours agoThinking Of Relocating? (You'd Better Act FAST! 🚨)
6684 -
LIVE
Jeff Ahern
39 minutes agoMonday Madness with Jeff Ahern
39 watching -
1:07:25
Timcast
3 hours agoBomb DETONATED At Harvard, Attacks On Ice Agents SKYROCKET
149K126 -
1:55:31
Steven Crowder
5 hours agoTucker Carlson & MAGA: Everyone is Missing the Point
377K299 -
1:11:22
The Rubin Report
4 hours agoWatch Joe Rogan’s Face as Elon Musk Exposes How Dems Are Cheating in Plain Sight
62.1K80 -
1:01:07
VINCE
6 hours agoThe Walls Are Closing In On The Deep State | Episode 160 - 11/03/25
245K151