Uma sociedade em que os cidadãos se policiam uns aos outros com os seus telemóveis. - Utopia

2 years ago
2.38K

Jack é um cidadão Australiano que acaba de regressar à sua terra natal, depois de mais de uma década fora no paraíso.

Mas depois de ser apanhado no aeroporto pelo seu irmão Frank, Jack descobre que o país mudou radicalmente.

Os cidadãos denunciam-se e multam-se uns aos outros por várias infracções civis, utilizando os seus telemóveis para registar aplicar multas através de uma aplicação governamental.

Jack fica incrédulo ao chegar a casa de Frank com a sua esposa Margaret, e nem sequer acredita que os palavrões são multados e o álcool é proibido. Há câmaras por todo o lado, e o único lugar seguro é nas casas de banho. Incapaz de se adaptar ou aceitar as mudanças, Jack tenta deixar o país - um feito muito mais difícil de realizar do que pensava.

Escrito e realizado por Kosta Nikas, esta curta-metragem de ficção pode ter o nome de um paraíso ideal de equilíbrio e paz, mas o seu título é profundamente satírico na forma como o filme retrata o absurdo do novo estado de vigilância para o qual caminhamos a passos largos.

Constrói um mundo fascinante que parece apenas alguns passos afastado da nossa sociedade saturada de telefones, contando a sua história cautelosa de uma forma ironicamente alegre.

A escrita leva tempo na sua construção do mundo, que é muitas vezes um dos prazeres do género da ficção.

Aqui praticamente todos têm um smartphone, e os dispositivos estão profundamente integrados com quase todos os aspectos das nossas vidas, desde a banca ao romance, passando pela comunicação e entretenimento.

A muitos níveis, ainda estamos a contar com a forma como a tecnologia móvel está a transformar as nossas vidas e as nossas relações. Uma população armada com telefones - e imbuída de uma punitividade cada vez mais irreflectida para com os nossos semelhantes - parece ridícula, mas com uma reflexão mais profunda, os telespectadores apercebem-se de que essas peças já estão no lugar noutros aspectos da nossa cultura. Serão os seres humanos tão fracos que poderiam ser armados para fazer a vigilância de um governo por eles? A "utopia" imagina que esse dia não é tão longe como se poderia pensar.

SOBRE OMELETO
Omeleto é o lar das melhores curtas-metragens do mundo. Mostramos cineastas aclamados pela crítica dos Óscares, Sundance, Cannes e muito mais! Subscreva agora: http://sub2.omele.to

FONTE PRIMÁRIA: https://www.youtube.com/watch?v=vJYaXy5mmA8
FONTE DESTA VERSÃO LEGENDADA: https://rumble.com/vp0s35-um-homem-vive-numa-sociedade-em-que-os-cidados-se-policiam-uns-aos-outros-c.html

Loading 2 comments...