Premium Only Content

Amor, Ódio e Propaganda - Ep. 2 - Esquentando o clima
Em meados da década de 1950, grande parte da batalha direta entre os EUA e a União Soviética não era por contato, mas sim por não contato, ou seja, não permitindo que nada que representasse o outro entrasse no país.
Como tal, o regime soviético proibiu algo que eles pensavam ser exclusivamente americano: a música jazz. Mas o novo líder soviético, Nikita Khrushchev, queria mostrar ao mundo que seu país não era tão repressivo quanto muitos no ocidente acreditavam.
Então, ele sediou o Festival Mundial da Juventude em Moscou em 1957, convidando jovens de todo o mundo para uma festa em estilo basicamente ocidental. Isso abriu as comportas da juventude soviética sendo exposta às armadilhas ocidentais, incluindo a música jazz, que ele não pôde suprimir em sua totalidade após.
Nos anos subsequentes, isso levaria a um maior contato entre os líderes políticos soviéticos e americanos - em grande parte por meio de feiras nacionalistas sancionadas - culminando em uma guerra de propaganda por causa de todas as coisas relacionadas à máquina de lavar.
Outro campo de batalha era a corrida espacial, considerada sinônimo de corrida armamentista. Na terra, duas áreas emergentes também estavam se tornando campos de batalha. Um era a África, onde uma infinidade de países recém-independentes buscavam apoio financeiro e orientação das duas superpotências.
A outra foi a América Latina, primeiro especificamente na Guatemala, onde a United Fruit Company, uma empresa americana que controla o comércio comercial na Guatemala por meio da exportação de bananas, lançou uma campanha publicitária desenvolvida na Avenida Madison para mostrar seu governo recém-eleito como sendo comunista, embora suas políticas não eram comunistas, mas sim anti-United Fruit.
Embora essa campanha fosse bem-sucedida, ela levaria a dois revolucionários anti-imperialistas, Ernesto 'Che' Guevara e Fidel Castro , conseguindo tomar o controle do governo de Cuba. Castro não era comunista, mas nacionalista, o que muitos americanos acreditam ser o mesmo.
Por causa da deterioração das relações entre Castro e os EUA, Castro voltou-se para o apoio da União Soviética, quando Cuba realmente se tornou um país comunista.
Este campo de batalha continha talvez os dias mais tensos da Guerra Fria, mais especificamente a Crise dos Mísseis de Cuba. E um campo de batalha tradicional ressurgiu quando o regime soviético restringiu as viagens entre o leste e o oeste com a repentina e surpreendente construção do Muro de Berlim.
-
LIVE
Lofi Girl
3 years agolofi hip hop radio 📚 - beats to relax/study to
174 watching -
LIVE
Nikko Ortiz
1 hour agoLIVE - Trying Rumble Studio!
205 watching -
9:30
Sugar Spun Run
5 hours agoBlack and White Cookies
31K1 -
2:45
SLS - Street League Skateboarding
4 days agoManny Santiago's 'THIS IS 40' Part
18.3K2 -
6:40
Homesteading Family
5 days agoNever Make Pie Crust From Scratch Again (Do THIS Instead)
14.2K2 -
44:20
Melissa K Norris
3 days ago $0.30 earnedThe Most Overlooked Way to Preserve Food for Months (No Freezer Needed) w/ Sam Knapp
10K1 -
23:00
Tony Jeffries
6 days agoThe Best & Worst Boxing Training Methods (Ranked by Olympic Boxer)
7.06K -
44:44
Scammer Payback
17 days agoCrazy Confrontation with Hacked Scammer Group
34K20 -
1:15:13
Steven Crowder
3 hours agoIt Isn't Both Sides: They Crossed The Rubicon When They Killed Charlie
348K286 -
1:26:36
The Rubin Report
2 hours ago'Real Time' Crowd Goes Quiet as Bill Maher & Ben Shapiro Have a Tense Exchange About Charlie Kirk
33.6K48