A revolução permanente – Trotsky X Stalin

3 years ago
161

Revolução permanente é um termo da teoria marxista, que foi utilizado pela primeira vez por Karl Marx e Friedrich Engels entre 1845 e 1850. Marx utiliza para descrever a independência dos interesses de determinada classe revolucionária. Mas essa teoria foi popularizada por Leon Trotsky com outro sentido. Para ele a revolução não deveria se limitar ao território russo, ela teria que ser espalhada pelo mundo.
“Uma vez superadas as estreitas fronteiras democrático-burguesas da revolução russa (em virtude da necessidade histórica) o proletariado vitorioso se veria obrigado a superar suas finalidades nacionais, de maneira tal que teria que lutar conscientemente para que a revolução russa se transformasse no prólogo de uma revolução mundial.”
Leon Trotsky no Prefácio a “A Revolução de 1905”
Alguns estudiosos marxistas alegam que a revolução permanente foi o que separou os mencheviques e bolcheviques, mas sabemos muito bem que a única diferença entre eles era quem seria o chefe.
Entre os marxistas também existe a crença que as bricas entre Trotsky e Stalin, eram devidas a essa doutrina. Dizem que Trotsky queria espalhar o comunismo pelo mundo e Stalin queria consolidar o sistema em seu país. Alguns intelectuais até especulam que se Trotsky tivesse permanecido no governo o mundo inteiro seria comunista.
Mas analisando os fatos, quem foi mais eficiente em propagar o comunismo no mundo: Trotsky ou Stalin?

Loading 1 comment...