O verdadeiro Lenin -Parte 4 - O Exército Vermelho

2 years ago
3

Vulgarmente é dito que a Guarda Vermelha era um exército de operários e camponeses. No entanto, isso está bem longe de ser verdade.
Em 1918, três quartos (76%) dos oficiais do exército vermelho vieram do exército imperial e os cargos de liderança eram compostos quase que exclusividade por ex-oficiais. Em 1920, as principais fontes de recrutamento do exército vermelho eram suboficiais do antigo exército. Quanto aos operários e camponeses, por causa de políticas como a do comunismo de guerra e do monopólio dos cereais, tornaram-se inimigos dos bolcheviques. Também não gostavam da Guarda Vermelha, pois eram eles que requisitavam as colheitas e reprimiam as greves. Os soldados russos também não gostavam de causar sofrimento aos seus conterrâneos, por isso havia muitos casos de deserção entre os vermelhos. A deserção era em média 20%, em algumas regiões, chegando até 90%.
Como os russos tinham grande resistência em oprimir seu próprio povo, a solução para acabar com as revoltas e as greves foi o exército internacionalista, tropas de mercenários estrangeiros.
Quem são esses "internacionalistas valentes", que a ferro e fogo marcharam pelas províncias do interior da Rússia, onde nem mesmo os tártaros invasores puseram os pés em tantas cinzas no rico celeiro que era a Rússia?

Loading comments...