Premium Only Content

Delação da Odebrecht: Kassab é suspeito de receber vantagens como prefeito e ministro
Delação da Odebrecht: Kassab é suspeito de receber vantagens como prefeito e ministro
Citado em dois inquéritos, ministro da Ciência e Tecnologia é suspeito de receber milhões. Ele diz que confia na Justiça e que é preciso ter cautela com depoimentos.
Por G1
11/04/2017 20h59 Atualizado há 8 anos.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD-SP), aparece em dois inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A PGR fez o pedido com base nas delações dos ex-executivos da Odebrecht.
Segundo os depoimentos, em ocasiões diferentes, Kassab teria recebido vantagens indevidas, tanto quando ocupava o cargo de prefeito de São Paulo, quanto na posição de ministro das Cidades e no atual cargo, de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Em sua defesa, o ministro emitiu um comunicado no qual diz que “confia na Justiça, ressalta que não teve acesso oficialmente às informações e que é necessário ter cautela com depoimentos de colaboradores, que não são provas. Reafirma que os atos praticados em suas campanhas foram realizados conforme a legislação."
No primeiro inquérito, declarações prestadas por Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Paulo Henyan Yue Cesena afirmam que, à frente da prefeitura de SP e do Ministério das Cidades, no período entre 2008 e 2014, Kassab recebeu um total de R$ 20 milhões, distribuídos ao longo de vários episódios.
Um segundo documento aponta que depoimentos de Carlos Armando Guedes Paschoal e Roberto Cumplido indicam Kassab como um dos beneficiários em um esquema de pagamentos de vantagem indevida para agentes públicos em obras viárias de São Paulo em 2008.
De acordo com os colaboradores, o então diretor da DERSA, Paulo Vieira de Souza, propôs a um grupo de grandes e médias empresas um “acordo de mercado”, aceito pelo Grupo Odebrecht, que liderava o consórcio.
Durante a mesma conversa foi solicitado o pagamento de uma propina no valor de 5% do contrato, além de um adiantamento de R$ 2 milhões, apelidado de “abadá”, que seria destinado, segundo Vieira de Souza, à campanha eleitoral de Kassab. Mas, segundo o depoimento dos colaboradores, esse adiantamento acabou não sendo pago porque já existiam doações diretas ao então candidato.
-
LIVE
FreshandFit
3 hours agoWe Are In A Recession...Do This Now!
2.22K1 -
LIVE
Side Scrollers Podcast
1 day ago🔴SIDE SCROLLERS FUND-A-THON🔴DAY 1🔴100% REVENUE HELPS CHANGE CULTURE!
94.7K9 -
LIVE
Barry Cunningham
2 hours agoPRESIDENT TRUMP HAS A MAJOR WIN AND HIS TEAM IS ABSOLUTELY UNLEASHED!
6794 -
1:32:29
Glenn Greenwald
4 hours agoNo Kings Protests: A Partisan Pro-DNC Circus; The Trump Admin's Escalating Strikes on "Drug Boats" and Militarization of the Caribbean | SYSTEM UPDATE #534
17.4K16 -
LIVE
SOLTEKGG
1 hour ago🔴LIVE - BATTLEFIELD 6 W/ SOLTEK
-
LIVE
VapinGamers
28 minutes agoBattlefield 6 - Gettin My Body Ready for BR and Other Funzies with Friends - !rumbot !music
-
41:43
MattMorseTV
2 hours ago🔴It’s ACTUALLY HAPPENING…🔴
3.65K28 -
LIVE
Putther
20 minutes ago🔴LIL WILLY RETURNS TO GTA RP
-
LIVE
Reidboyy
6 hours agoCamo King Grinds 100% Completion for Battlefield 6 *SECRET* Mastery Camo (All Badges + Camos 100%)
47 -
LIVE
The Jimmy Dore Show
3 hours agoIsrael STILL KILLING Gazans Despite Ceasefire! No Kings March Was A Complete Fraud! w/Katie Pasitney
28.4K37