Premium Only Content
CPMI ouve depoimento do “Careca do INSS” (Parte 2) – 25/09/25
CPMI ouve depoimento do “Careca do INSS” (Parte 2) – 25/09/25
Câmara dos Deputados
25 de set.2025
#CâmaraDosDeputados
#cpmi
#inss
O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS", recusou-se a responder perguntas do relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Apontado pela Polícia Federal como lobista e operador financeiro do esquema que desviou dinheiro de aposentadorias, Antunes presta depoimento à comissão parlamentar mista de inquérito nesta quinta-feira (25).
Segundo o depoente, o deputado Alfredo Gaspar tem demonstrado parcialidade na relatoria da CPMI.
— Não responderei às perguntas elaboradas pelo relator. Segundo meus advogados, Sua Excelência disse, por mais de uma vez, que sou ladrão do dinheiro de aposentados, sem me dar a chance de defesa. O relator já me julgou e condenou sem sequer me ouvir. Tal conduta revela a quebra da imparcialidade que se espera de um agente público responsável pela apuração de eventual infração penal — disse Antunes.
Apesar da recusa, Gaspar fez questionamentos ao depoente: foram mais de 150 perguntas em 50 minutos. O relator quis saber, por exemplo, quais parlamentares, ministros e servidores públicos o empresário visitou. Questionou quando a estrutura criminosa foi montada na Previdência e se o empresário contou com aval de agentes públicos “para meter a mão no dinheiro de aposentados”.
Gaspar apresentou uma foto em que o “Careca do INSS” aparece na companhia de diretores do INSS e do atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Na ocasião, em janeiro de 2023, Queiroz era secretário-executivo da pasta.
— Eu fico imaginando o senhor distribuindo brindes de milhões de reais a funcionários corruptos da Previdência Social. Fico me perguntando quanto essa turma recebeu do senhor, do dinheiro roubado dos aposentados e pensionistas — disse Gaspar.
O relator quis saber ainda se o “Careca do INSS” obteve informações prévias sobre a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal, que revelou o esquema criminoso. O deputado pediu informações sobre o “crescimento patrimonial espetacular” que o depoente registrou entre abril e junho de 2004. Mas o empresário permaneceu em silêncio.
Referindo-se a Antônio Carlos Camilo Antunes como “quadrilheiro”, o relator disse que o depoente é “o autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas da história do Brasil”. Ele disse que o “Careca do INSS” vai ser condenado e preso pelos crimes que cometeu.
— Quantas vezes o senhor confiou nos padrinhos poderosos, pensando que a impunidade ia ser a marca da sua vida? Hoje, o senhor está arrogante e prepotente. Mas em breve o senhor enfrentará o sistema prisional. O senhor hoje é um arquivo vivo, que, para alguns, vale muito mais morto do que vivo. Engana-se pensando que está protegido. Não vai tardar o dia em que o senhor estará numa cela, e seus amigos vão lhe tratar como uma doença contagiosa e infecciosa — disse Gaspar.
Depoente preso
Antônio Carlos Camilo Antunes está preso preventivamente desde 12 de setembro. Segundo as investigações, ele teria movimentado R$ 24,5 milhões em apenas cinco meses. A suspeita é de que o “Careca do INSS” tenha pago propina a servidores graduados do INSS para facilitar descontos fraudulentos nas aposentadorias. Em uma das transações, teria repassado R$ 7,5 milhões a empresas de Thaisa Hoffmann Jonasson, mulher do ex-procurador do órgão Virgílio Ribeiro de Oliveira Filho.
Beneficiado por um habeas corpus do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), o “Careca do INSS” está desobrigado de prestar o compromisso de dizer a verdade.
Antes dos questionamentos do relator, o depoente fez um breve pronunciamento à CPMI. Ele classificou a prisão preventiva como “uma medida extremamente grave, baseada em premissa absolutamente equivocada”.
O empresário disse que as denúncias contra ele foram motivadas por “mentira, inveja e calúnia” de um antigo parceiro comercial “insatisfeito após reiteradas de extorsão frustradas”. Ele admitiu que uma de suas empresas prestou serviços a entidades responsáveis pelos descontos irregulares nas aposentadores. Mas negou participação no esquema.
-
10:54
Nate The Lawyer
2 days ago $4.13 earnedNEW Charges & Lawsuit For Fake Doctor Illegal Who Ran Schools For Decades
17.6K19 -
LIVE
Joker Effect
45 minutes agoSTREAMER NEWS: Adin Ross, LupLupka, SideScrollers, N3on, TrainwrecksTv, Cuffem, WestCol, BottedWTF.
426 watching -
LIVE
IsaiahLCarter
1 day agoWill New York City Choose Communism? || APOSTATE RADIO 032 (with John D. Macari)
157 watching -
LIVE
Illyes Jr Gaming
3 hours agoRetro Sports Game Night NHL 94
35 watching -
LIVE
HELMETFIRE
49 minutes ago🟢GAMING WITH FIRE EP14🟢
12 watching -
LIVE
Damysus Gaming
1 hour agoBorderlands 4 -UVH Grinding and Farming With Amon
13 watching -
25:47
Robbi On The Record
4 hours ago $1.43 earnedExposing the OnlyFans Industry (Agency Edition)
10.6K3 -
LIVE
ManoloCalifas
2 hours ago🔴 LIVE - BATTLEFIELD 6 ON A SUNDAY....
5 watching -
9:06
MattMorseTV
6 hours ago $0.04 earnedSchumer just BETRAYED 32 million of his OWN VOTERS.
16.2K42 -
BigTallRedneck
10 hours agoBRRRAP PACK FINALS TOURNAMENT EXCLUSIVELY ON RUMBLE
365