FRAGMENTOS DA VIDA (1929) Áurea de Aremar e Carlos Ferreira | Comédia | P&B | Hollywood Velha

3 months ago
57

Visite nosso serviço de streaming em https://lostnfoundfilms.uscreen.io/
Fragmentos da Vida é um filme mudo brasileiro de 1929, do género drama, realizado por José Medina. Foi a última produção da Rossi-Film e aclamado como "o mais ousado retrato da vida urbana brasileira" (Cinearte, abril de 1929), sendo hoje considerado uma obra pioneira do realismo cinematográfico nacional.

Sinopse:

Fragmentos da Vida conta a história de dois vagabundos que vivem de pequenos delitos nas ruas de São Paulo. Na infância, um deles assiste à morte do pai, um operário da construção civil que cai de um andaime. Antes de morrer, o pai aconselha-o sobre a honestidade e o trabalho como os únicos valores verdadeiros dos homens. No entanto, com o passar do tempo, o rapaz, agora um jovem operador, torna-se vagabundo e é preso pela polícia por não ter onde passar o inverno.

Com esta intenção, o vagabundo, juntamente com um amigo, comete uma série de pequenos delitos, mas o acaso oferece sempre uma solução conciliatória. Num restaurante, tenta comer sem pagar, mas um cidadão solidário impede que a polícia seja chamada e paga a refeição. Na aventura seguinte, a personagem parte uma montra e confessa o ato ao dono, que, duvidando da sua franqueza, procura outro culpado. Um novo pequeno crime é ensaiado. Numa rua vigiada por um polícia, o protagonista abraça subitamente uma jovem que, para sua surpresa, retribui o gesto e agradece a aproximação; ambos são então ostensivamente seguidos por homens desconfiados. Desconsolados, o vagabundo e o seu companheiro continuam a deambular até pararem diante de uma igreja. O vagabundo entra, e o discurso do padre evoca o último conselho do pai. Sai da igreja emocionado, disposto a corrigir-se, mas é finalmente detido pela polícia por um crime que não cometeu. Um intertítulo anuncia o seu suicídio.

Elenco e Equipa:

Áurea de Aremar como Rapariga
Carlos Ferreira como Operário; Vagabundo (Trabalhador; Vagabundo)
Alfredo Roussy como Malandro (Rascal)
José Medina Filho como Vagabundo em criança (Vagabundo em criança)

Realização: José Medina
Escrito por: José Medina
Produzido por: Rossi-Film
Fotografia: Gilberto Rossi
Distribuído por: Rossi-Film

Data de estreia: 15 de abril de 1929 (Cine Odeon, Rio de Janeiro)
Tempo de execução: 40 minutos
País: Brasil
Idioma: Silencioso (legendas em português)
Orçamento: 60.000 réis

Loading comments...