THE SAME AGENTS OF THE 2015 IRAN NUCLEAR DEAL WERE THE SAME AGENTS OF THE CHINA PANDEMIC DEAL.

3 months ago
37

THE SAME AGENTS OF THE 2015 IRAN NUCLEAR DEAL WERE THE SAME AGENTS OF THE CHINA PANDEMIC DEAL.
Por trás do motivo - Por que Donald Trump busca se retirar do acordo nuclear com o Irã?

HispanTV

19/09/2017
Julho de 2015 marcou a assinatura do "acordo do século". Foi assim que cientistas políticos, historiadores e líderes mundiais descreveram o acordo nuclear entre o Irã e o Grupo dos Cinco + Um.

Os principais engenheiros do acordo nuclear trabalharam incansavelmente para alcançar um marco no mundo da diplomacia e da política. Mas tudo isso foi alcançado nos últimos meses do governo do ex-presidente americano Barack Obama.

Novos ventos sopram nos Estados Unidos com a chegada do magnata imobiliário Donald Trump à presidência e, com ele, o mundo está virando de cabeça para baixo. Trump começou a questionar e ameaçar cada ordem, cada entidade, cada país. No caso do Irã, ele busca encontrar ou criar alguma brecha legal em um dos acordos mais complexos, seguros e juridicamente sólidos.

Muitos sugerem que a audácia e a postura de Trump se devem, em parte, aos seus laços estreitos com Israel e a Arábia Saudita, que tentaram arduamente, mas sem sucesso, frustrar as negociações nucleares com Teerã. Alguns dizem que o governo Trump está mais uma vez isolando os Estados Unidos porque até mesmo seus aliados ocidentais, que são partes do acordo com o Irã, demonstraram um forte compromisso com o acordo nuclear.

Autoridades iranianas se manifestaram para denunciar o fracasso dos Estados Unidos em cumprir suas obrigações sob o acordo nuclear. O líder iraniano, o aiatolá Seyed Ali Khamenei, afirmou que qualquer irregularidade com o acordo nuclear enfrentará uma reação negativa da República Islâmica. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, deixou claro que o Irã jamais violará o acordo, mas, se seu homólogo o fizer, o Irã responderá.

Os Estados Unidos impuseram sanções contra o Irã, citando seu programa de mísseis e seu apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad. O Departamento do Tesouro dos EUA, em comunicado, informou que 16 entidades e indivíduos iranianos foram sancionados por "apoiar atores ilícitos iranianos ou atividades criminosas transnacionais". No entanto, para manter o cumprimento de seus compromissos, decidiu suspender outras sanções em resposta às suas obrigações sob o Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA) sobre o programa de energia nuclear do Irã.

Por sua vez, o líder iraniano deixou claro às autoridades americanas que o Irã é uma nação soberana e jamais aceitará opressão ou se curvará às suas exigências.

O presidente iraniano também declarou: "Jamais iniciaremos uma violação do acordo internacional, mas se a outra parte decidir violar os direitos do povo iraniano, o Irã, sem dúvida, responderá adequadamente."

Por: Cristina Leiva.

Loading comments...