Autoridades de energia dos EUA ver risco representado por dispositivos fabricados na China de energia renovável depois que equipamentos de comunicação inexplicáveis foram encontrados dentro de alguns deles

4 months ago
42

Autoridades de energia dos EUA ver risco representado por dispositivos fabricados na China de energia renovável depois que equipamentos de comunicação inexplicáveis ​​foram encontrados dentro de alguns deles
Autoridades de energia dos EUA estão reavaliando o risco representado por dispositivos fabricados na China que desempenham um papel crítico na infraestrutura de energia renovável depois que equipamentos de comunicação inexplicáveis foram encontrados dentro de alguns deles, segundo duas fontes da agência de notícias Reuters familiarizadas com o assunto.

Inversores de energia, produzidos predominantemente na China, são usados em todo o mundo para conectar painéis solares e turbinas eólicas às redes elétricas. Também são encontrados em baterias, bombas de calor e carregadores de veículos elétricos.

Embora os inversores sejam projetados para permitir acesso remoto para atualizações e manutenção, as empresas de serviços públicos que os utilizam normalmente instalam firewalls para impedir a comunicação direta com a China.

No entanto, dispositivos de comunicação desonestos não listados nos documentos do produto foram encontrados em alguns inversores de energia solar chineses por especialistas dos EUA que desmontaram equipamentos conectados às redes para verificar se havia problemas de segurança, disseram as duas fontes.

Nos últimos nove meses, dispositivos de comunicação não documentados, incluindo rádios celulares, também foram encontrados em algumas baterias de vários fornecedores chineses, disse um deles.

Os componentes invasores fornecem canais de comunicação adicionais e não documentados que podem permitir que firewalls sejam contornados remotamente, com consequências potencialmente catastróficas, segundo as fontes.

Ambos não quiseram ser identificados porque não tinham permissão para falar com a mídia.

Segundo especialistas, usar dispositivos de comunicação não autorizados para contornar firewalls e desligar inversores remotamente, ou alterar suas configurações, pode desestabilizar redes elétricas, danificar a infraestrutura energética e provocar apagões generalizados.

Loading comments...