Governo Anuncia Rombo de R$ 8 Bilhões em Estatais... que Nem Deveriam Existir!

6 months ago
4

O governo divulgou um rombo de R$ 8 bilhões em empresas estatais, em 2024. A ministra da Gestão tentou explicar que o rombo não é rombo... Essa é uma boa oportunidade para trazer de volta o debate sobre privatizações.

O argumento mais importante em favor de privatizações não é o lucro ou prejuízo das estatais, mas sim a própria natureza estatal dessas empresas e sua ineficiência inerente na alocação de recursos econômicos. Embora o argumento do prejuízo seja popular, por sua simplicidade, ele não é o mais relevante.

Toda empresa gerencia recursos econômicos da sociedade. A qualidade dessa gestão impacta tanto a eficiência microeconômica quanto a eficiência geral da economia nacional. Mesmo lucrativas, empresas estatais são menos eficientes que as privadas na alocação de recursos. O resultado é um empobrecimento relativo da sociedade. Por ser complexo, esse argumento é menos utilizado que o do prejuízo financeiro, mesmo que este último seja inadequado para justificar a privatização de estatais lucrativas.

Quem tiver interesse, pode também ler um mini-artigo que publiquei alguns anos atrás sobre o tema em meu website: "O Verdadeiro Argumento Pelas Privatizações" https://cesarnascimento.com/2021/05/21/o-verdadeiro-argumento-pelas-privatizacoes/

Loading comments...