"O que faz o panda da WWF ?" De caça ilegal a estupro de indígenas no Nepal

3 months ago
41

"O que faz o panda da WWF ?" De caça ilegal a estupro de indígenas no Nepal, um documento para ver em "Investigação adicional" em 18 fevereiro 2021.
Links não naturais da WWF para a indústria de caça troféus
Publicado o 17/02/2021 09:26
Atualizado o 17/02/2021 09:26
Investigação adicional. Links não naturais da WWF para a indústria de caça troféus

Artigo escrito porFrança 2
França Televisão

Investigação adicional
França 2
O WWF está em todas as frentes para a proteção ambiental. Mas nos últimos meses, a imagem do belo panda presente em seu logotipo começa a se desfocar. O Fundo Global para a Natureza apoiaria atividades contrárias aos seus valores, como a caça a troféus. "Uma traição à sua missão original", denunciado por um ex-membro da liderança da ONG neste trecho de "Inquiry Supplement".

Uma ONG para a proteção do meio ambiente e espécies ameaçadas fundada por. Isso parece improvável, mas é, no entanto, o caso da WWF, que escolheu o panda como um ícone. "Suplemento de investigação" dedica em 18 de fevereiro de 2021 um documento ao famoso fundo mundial para a natureza.

Entre seus presidentes fundadores estavam o príncipe Bernardo da Holanda e o Duque de Edimburgo, marido da Rainha da Inglaterra. Em sua residência em Sandringham, a família real britânica ainda exibia recentemente seus troféus: rinoceronte bebê, pele de tigre, presa de elefante, leopardo transformado em tapete.. E ele é um dos maiores caçadores de troféus do mundo, Peter Flack, que administrou a WWF África do Sul até 2015.

"Caçar troféus é uma obscenidade"
Esses laços não naturais, um ex-membro da liderança da organização no panda os denunciou publicamente. Eduardo Gonçalves deixou a WWF para fundar uma ONG para combater a caça aos troféus, que ele considera como "uma obscenidade". Investigando por sua associação, ele faz descobertas surpreendentes: em 2000, a WWF publicou guias para avaliar os troféus mais bonitos. Eles ainda estão online em sites de caçadores.

Um deles, intitulado Contando a fauna selvagemmostrar aos aldeões africanos como medir um troféu, como o chifre de um rinoceronte, uma presa de elefante ou a pele de um leão. Em suas páginas, o vizinho panda WWF com o logotipo do Safari Club International, um lobby de caçadores de troféus com sede nos Estados Unidos. O WWF também organizou workshops em parceria com organizações locais, disse Gonçalves, para ensinar as comunidades africanas a participar da indústria de caça a troféus.

"Isso é exatamente o que a WWF deve lutar"
Por que uma ONG que defende espécies ameaçadas se juntou à promoção da caça aos troféus? Uma contradição fundamental, mas não só, segundo Eduardo Gonçalves: "É também uma traição à sua missão original, e por que as pessoas estão dando dinheiro para o WWF. Porque é exatamente isso que a WWF está lutando, ou deveria estar lutando. E em qualquer caso, tudo o que a maioria das pessoas acredita que ele luta."

Por e-mail, a gestão do WWF nega qualquer "interesse financeiro [ou] ligação direta com a indústria de caça troféu" e declara ter "assistido as populações locais, a seu pedido, para garantir que a caça é praticada de forma fundamentada (.)". Mas quando sabemos que no sul da África, a caça de grandes mamíferos traria 350 milhões de euros por ano para os organizadores de safáris, governos e populações locais, podemos nos perguntar se o WWF não seria pego entre requisitos contraditórios..

Extrato de "WWF : o que faz o panda ?", um documento para ver em "Investigação adicional" em 18 fevereiro 2021.
Link 👇
https://www.francetvinfo.fr/monde/environnement/video-les-liens-contre-nature-du-wwf-avec-l-industrie-de-la-chasse-aux-trophees_4294427.html

Loading comments...