DUAS VIDAS (1939) Irene Dunne, Charles Boyer e Maria Ouspenskaya | Romance, Drama | COLORIDO

1 month ago
17

Love Affair é um filme de romance americano de 1939, coestrelado por Charles Boyer e Irene Dunne, e estrelado por Maria Ouspenskaya. Foi dirigido por Leo McCarey e escrito por Delmer Daves e Donald Ogden Stewart, baseado em uma história de McCarey e Mildred Cram.[2] Controverso em conceito, o roteiro oficial foi reformulado e reescrito para apaziguar a censura de Hollywood e contou com a contribuição e improvisação de atores, causando longos atrasos e extensões de orçamento.

O filme se tornou um sucesso surpresa de 1939, mostrando a versatilidade de McCarey após uma longa carreira de filmes cômicos, e lançando a surpreendente dupla de Dunne e Boyer. As indicações ao Oscar incluem Melhor Atriz para Dunne, Melhor Atriz Coadjuvante para Ouspenskaya, Melhor Canção Original, Melhor Roteiro (Original) e Melhor Filme. Sua popularidade foi posteriormente ofuscada pelo remake de McCarey de 1957, An Affair to Remember, que gerou seus próprios remakes com Love Affair de 1994 e algumas adaptações indianas.

SINOPSE
Um playboy francês e uma ex-cantora de boate americana se apaixonam a bordo de um navio.

Em dezembro, o pintor francês (e famoso mulherengo) Michel Marnet conhece o cantor americano Terry McKay a bordo de um navio cruzando o Oceano Atlântico. Ambos já estão noivos, ele com a herdeira Lois Clarke, ela com Kenneth Bradley. Eles começam a flertar e a jantar juntos no navio, mas sua reputação mundial os faz perceber que outros estão observando. Eventualmente, eles decidem que devem jantar separadamente e não se associar. Em uma parada na Madeira, eles visitam a avó de Michel, Janou, que se conecta com Terry e admite querer que Michel se estabeleça.

Quando o navio está pronto para desembarcar em Nova York, os dois marcam um encontro para o ano novo, seis meses depois no topo do Empire State Building, dando a Michel tempo suficiente para decidir se ele pode começar a ganhar dinheiro suficiente para sustentar um relacionamento com Terry. Suas pinturas não vendem, então ele encontra trabalho projetando outdoors publicitários pela cidade, enquanto Terry rompe seu noivado com Kenneth e negocia com sucesso um contrato com uma boate da Filadélfia para se apresentar até junho.

Quando a data do encontro chega, os dois vão para o Empire State Building. No entanto, Terry é atropelada por um carro em uma rua próxima e os médicos dizem que ela pode ficar paralisada pelo resto da vida, embora isso não seja conhecido com certeza por seis meses. Não querendo ser um fardo para Michel, ela não o contata, preferindo deixá-lo pensar o pior. Enquanto isso, Michel, que espera até o horário de fechamento, viaja para a Madeira para descobrir que sua avó morreu recentemente e continua trabalhando na cidade de Nova York. Terry é ouvida cantando no jardim de sua fisioterapia pelo dono de um orfanato infantil, que a contrata como professora de música.

Seis meses se passam, e durante a primeira saída de Terry desde o acidente, ela e Michel se encontram por acidente em um teatro na véspera de Natal, embora, como ela já esteja sentada, Terry consiga esconder sua deficiência. Na manhã seguinte, no dia de Natal, depois que as crianças visitam Terry em seu apartamento, Michel faz uma visita surpresa e finalmente descobre a verdade.

ELENCO E EQUIPE
Irene Dunne como Terry McKay
Charles Boyer como Michel Marnet
Maria Ouspenskaya como Avó Janou
Lee Bowman como Kenneth Bradley
Astrid Allwyn como Lois Clarke
Maurice Moscovitch como Maurice Cobert, negociante de arte

Dirigido por Leo McCarey
Roteiro de Delmer Daves, Donald Ogden Stewart
História de Leo McCarey, Mildred Cram
Produzido por Leo McCarey
Cinematografia Rudolph Maté
Editado por Edward Dmytryk, George Hively
Música de Roy Webb
Produtora RKO Radio Pictures
Distribuído pela RKO Radio Pictures
Data de lançamento 7 de abril de 1939
Duração 87 minutos
País Estados Unidos
Idioma Inglês
Orçamento US$ 860.000
Bilheteria US$ 1,8 milhão

NOTAS
O roteiro inicial foi rejeitado pela Administração do Código de Produção, acusando a história de endossar adultério. Outro argumento relacionado acreditava que Terry não havia sido punida por seu comportamento mantido, enquanto Michel havia recebido redenção, então isso levou à paralisia de Terry. "Você se dissolveu com ela em um hospital com ela percebendo que Deus não queria que ela conhecesse [Michel] até que ela se arrependesse do que havia feito antes", explicou Donald Ogden Stewart.

Inicialmente uma peça de época ambientada na década de 1850 sobre o romance trágico de um embaixador francês, o rascunho final do roteiro foi concluído e as filmagens foram anunciadas para começar em 15 de setembro, mas depois foram adiadas por um mês. Devido a preocupações com uma potencial guerra na Europa, a embaixada francesa queria uma aliança mais forte com os Estados Unidos e tinha preocupações sobre um filme sobre um diplomata francês e uma mulher americana tendo um caso. McCarey e Daves reformularam a história como um conto moderno, com a caracterização de Terry agora baseada em uma mulher que Daves conheceu em um cruzeiro e que, segundo rumores, estaria retornando aos Estados Unidos após se esconder na Europa por ter sido pega como amante de um funcionário do governo de uma pequena cidade.

Loading 1 comment...