Premium Only Content

ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, Biden e Lula ladrão.
ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, Biden e Lula ladrão.
ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, Biden e Lula ladrão.
desmatamento
Entre os dias 22 e 25 de março, o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, estará no Brasil para discutir o fortalecimento da cooperação bilateral de clima e floresta com o governo brasileiro.
20. mar 2023
Durante a visita, ele encontrará com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, com o ministro da Justiça, Flávio Dino, além de outras autoridades do governo, povos indígenas e atores da sociedade civil.
"Parar a destruição das florestas tropicais do mundo é a ação climática mais eficaz que podemos tomar para atingir a meta de limitar o aumento da temperatura até 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais. Tanto a Colômbia como o Brasil estão mostrando liderança na luta para reduzir o desmatamento na Amazônia. Estou ansioso para discutir mais cooperação em matéria de clima e florestas", afirmou o ministro Barth Eide.
A Noruega tem sido um importante parceiro dos esforços do Brasil para reduzir o desmatamento desde que o Fundo Amazônia foi criado em 2008. A redução do desmatamento do Brasil sob o governo anterior de Lula foi uma das medidas climáticas mais importantes do mundo.
Durante a estadia no Brasil, o ministro Barth Eide também visitará instalações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), áreas de floresta tropical e comunidades para conhecer um pouco mais sobre as experiências e desafios locais.
Apoio aos Povos Indígenas
A visita do Ministro Barth Eide marca a celebração dos 40 anos do Programa Norueguês de Apoio aos Povos Indígenas, cooperação que visa a promoção dos direitos indígenas, a gestão territorial sustentável e o fortalecimento de associações indígenas.
Voltado para os povos indígenas de todo o território brasileiro, o programa é financiado pela Iniciativa Norueguesa de Clima e Florestas (NICFI, em inglês) e contribui para o fortalecimento da governança dos povos indígenas sob seus territórios, como forma de proteger as florestas e combater as mudanças climáticas.
As principais áreas de atuação são o apoio continuado para fortalecimento institucional de associações indígenas representativas; apoio ao desenvolvimento e implementação de mecanismos financeiros regionais gerenciados por povos indígenas; apoio a iniciativas de gerenciamento territorial; promoção de iniciativas de assistência jurídica, comunicação e advocacy; e apoio de iniciativas para a manutenção dos direitos constitucionais indígenas.
Sobre o Fundo Amazônia
O Fundo Amazônia foi criado pelo presidente Lula em 2008 para possibilitar o recebimento de contribuições internacionais aos esforços do Brasil para conter o desmatamento. O fundo é um mecanismo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), baseado em resultados em que os pagamentos são feitos após a redução do desmatamento e os fundos são gastos em iniciativas que reduzirão ainda mais o desmatamento. O desmatamento é monitorado por dados oficiais do governo brasileiro. Durante a presidência anterior de Lula, o desmatamento na Amazônia foi reduzido em cerca de 80%. Entre 2009 e 2018, a Noruega doou ao Brasil um total de aproximadamente R$3,1 bilhões pela redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento.
-
2:09:47
Nerdrotic
7 hours ago $4.60 earnedHollywood's Long Dark Summer of the Soul - Nerdrotic Nooner 511
48K1 -
1:36:05
Side Scrollers Podcast
4 hours agoStreamer ATTACKS Men Then Cries Victim + Pronoun Rant Anniversary + More | Side Scrollers
23.8K -
12:06
Liberty Hangout
1 day agoDemocrat Woman Can't Define 'Woman'
42.2K72 -
LIVE
GritsGG
7 hours agoRumble Customs! 3515 Ws! 🫡!
342 watching -
38:39
Grant Stinchfield
5 hours ago $2.15 earnedHow Local TV News LOST Its Soul
29.7K3 -
2:09:51
Badlands Media
15 hours agoBadlands Daily: Sept. 1, 2025 – Trump vs. Big Pharma, Giuliani Crash, and Mortgage Fraud Fallout
68.8K38 -
1:12:35
theoriginalmarkz
6 hours agoCoffee with MarkZ. 09/01/2025
57.2K14 -
2:59:48
Wendy Bell Radio
11 hours agoSunday, Bloody Sunday
140K267 -
1:10:02
crgoodw1n
5 hours agoHAPPY LABOR DAY! Tactical shoosting W/ @BenderOdoyle Ask about !12hr !freshenup !discord
21.3K2 -
LIVE
ENEMYOFDEATH2012
17 hours agoGod of War Playthrough Pt. 2 and some Fortnite
33 watching