Entrevista Kardüm...

20 days ago
18

Salve Resistência,nossa entrevista de hoje é com a banda Kardüm.
“Viver é mais do que existir”
Kardüm é sobre conexões e relações. É uma banda surgida em meio à pandemia de Covid-19, mas com conexões existentes há mais de duas décadas. Sim, somos uma banda de velhos. Marcelo, Murilo e Rafael estão na ativa na cena capixaba desde os anos 1990, com os dois primeiros tendo tocado por anos no Dead Fish e o terceiro dedicado tempo em projetos como Auria e o [mono], este ao lado de Marcelo.
Foi em uma turnê do [mono] em 2002, inclusive, que Daniel entrou na jogada. O giro brasileiro dos californianos do Samiam era acompanhado pelo lendário Garage Fuzz, banda de Daniel, e, em algumas datas, pelo [mono]. Sim, 18 anos separam a tal turnê do lançamento do Kardüm, mas, como disse, é sobre conexões.
É daí também que vem o nome. O que, afinal, liga Vitória/Vila Velha a Santos? O mar. As duas cidades com estilo de vidas tão parecidos dividem também a tradição de boas bandas de hardcore. Nosso “cardume” conecta as duas cidades de cultura caiçara e forte ligação com o oceano.
As relações se fazem tão presentes nas letras. Com sonoridade pesada, mas também melódica, uma grande mistura de influências que atravessam décadas, o Kardüm acredita no poder transformador não só da música, mas também da arte como um todo. É por isso que as letras são pessoais, mas permeadas de política - a revolução começa com uma transformação interna, com empatia e a capacidade de entender as dores de cada um. Se não nos transformarmos, não transformaremos a sociedade.
Com o tempo e a necessidade de apresentações ao vivo, a banda precisou reformular sua formação, pois a distância e a agenda de Daniel com o Garage Fuzz e o CPM 22 tornavam tudo mais difícil. Assim, Rafael Brandão, que já havia tocado com Braz no Vértice, foi convocado para o baixo e Marcelo se encaminhou para a bateria.
Com essa formação, a banda tem feito shows e lançou recentemente o EP “A Dor que Fica”, com quatro músicas que resumem bem a pegada do Kardüm: peso, melodias fortes, refrões grudentos e sentimento. Os singles “Melancolia”, com participação de Rodrigo Lima (Dead Fish) e “A Última Foto”, com vocais de Badauí (CPM 22), tem tido ótima recepção Brasil afora a aberto novas possibilidades para a banda.
É sobre conexões, relações e amizade.

Kardüm é:
Rafael Braz:Vocal
Murilo Almeida:Guitarra
Rafael Brandão:Baixo
Marcelo Buteri:Bateria

Quero muito agradecer á todos os integrantes da banda pela entrevista e oportunidade de mostrar o trampo deles aqui no canal, muito obrigado.
Todos os links das redes sociais e onde encontrar o som dos caras, incluindo o meu Instagram na descrição do vídeo e TMJ.

Ajude o Resistência Underground á seguir em frente:
Pix Resistência Underground:071.666.966-80
Banco Santander
Adilson Alves Lima Júnior

Instagram Resistência Underground:https://www.instagram.com/reel/C56rUvcAEa0/?igsh=MTJ2ODdhY3Jremg4dQ==

Instagram Kardüm:https://www.instagram.com/oficialkardum?igsh=cHppY2lieGQ3Zmh5

Linktree Kardüm:https://linktr.ee/kardum?fbclid=PAAaby9ptTWekM0WCdWMJVI5EYlW-DZHRYohScAin7pONobu3KGqGlVW0xIIY

Loading comments...