JUIZ PRIEST (1934) Will Rogers, Tom Brown e Anita Louise | Comédia, Drama, Romance | P&B

7 months ago
72

Juiz Priest é um filme de comédia americano de 1934 estrelado por Will Rogers. O filme foi dirigido por John Ford, produzido por Sol M. Wurtzel em associação com a Fox Film e baseado no personagem do humorista Irvin S. Cobb, Judge Priest. A imagem se passa no Kentucky pós-reconstrução e o elenco de apoio conta com Henry B. Walthall, Hattie McDaniel e Stepin Fetchit. Foi refeito pela Ford em 1953 como The Sun Shines Bright.

SINOPSE
O juiz Priest, um orgulhoso veterano confederado, usa o bom senso e considerável humanidade para fazer justiça em uma pequena cidade no Kentucky pós-Bellum.

O simpático juiz Priest (Will Rogers), conhecido por seus contemporâneos como "Billy", preside o tribunal em Fairfield, Kentucky, em 1890. Jeff Poindexter é acusado de roubo de galinha. O senador Horace Maydew, rival na candidatura eleitoral ao cargo de juiz, bem como o promotor no caso de Jeff, que após alguma distração de Priest e dos espectadores do tribunal, é considerado inocente. Priest faz amizade com Jeff e vai pescar com ele depois do tribunal e o contrata para sua casa. O sobrinho de Priest, Jerome "Rome" Priest acaba de voltar para casa depois de estudar direito e ser aprovado na Ordem dos Advogados, e tenta reacender seu romance com Ellie May Gillespie, mas ela explica que agora tem outros interesses. A mãe de Rome, Sra. Caroline Priest, assumiu o compromisso de fazer cumprir o decoro e deixa claro que é totalmente contra um casamento entre seu filho, Rome, e Ellie May, já que o pai da jovem está ausente e é desconhecido. A Sra. Priest fala abertamente sobre suas esperanças de que a filha de Maydew, Virginia, seja um par social adequado para Roma, e o empurra nessa direção. Ao visitar o túmulo de sua falecida esposa, Priest toma conhecimento do cidadão local, Bob Gillis, que coloca flores no túmulo da falecida mãe de Ellie May, o que mais tarde se torna relevante. O rude barbeiro Flem Talley está cortejando Ellie May, mas seus avanços indesejados em relação a Ellie May fazem parecer que ele não está procurando a mão dela em casamento.

A barbearia de Flem é um lugar movimentado, tanto Priest quanto Gillis esperam sua vez enquanto Flem brinca sobre seu namoro com Ellie Mae não se encaminhando para o casamento porque ela "não tem pai". Gillis fica imediatamente ofendido e dá um soco no rosto de Flem, derrubando-o. Priest expressa sua relativa aprovação, que mais tarde se torna um argumento tendencioso do senador Maydew que força Priest a se recusar quando Gillis é julgado por agressão. Ele é acusado de agredir Flem no salão de bilhar, quando na verdade Gillis estava se defendendo de um ataque de Flem e outros dois. Rome está muito entusiasmado em representar Gillis no tribunal, pois será o primeiro cliente de Rome como advogado.

ELENCO E EQUIPE
Will Rogers como juiz William 'Billy' Priest
Tom Brown como Jerome Priest
Anita Louise como Ellie May Gillespie
Henry B. Walthall como Reverendo Ashby Brand
David Landau como Bob Gillis
Rochelle Hudson como Virginia Maydew
Roger Imhof como Billy Gaynor
Frank Melton como Flem Talley
Charley Grapewin como Sargento Jimmy Bagby
Berton Churchill como senador Horace Maydew
Brenda Fowler como Sra. Caroline Priest
Francis Ford como jurado nº 12
Hattie McDaniel como tia Dilsey
Stepin Fetchit como Jeff Poindexter

Dirigido porJohn Ford
Escrito por Irvin S. Cobb, Dudley Nichols, Lamar Trotti
Produzido por Sol M. Wurtzel
FotografiaGeorge Schneiderman
Editado por Paul Weatherwax
Música de Cyril J. Mockridge
Produtora Fox Film Corporation
Distribuído pela Fox Film Corporation
Data de lançamento 28 de setembro de 1934
Tempo de execução 80 minutos
País Estados Unidos
Língua inglesa
Bilheteria $ 1.176.000 (aluguel nos EUA e Canadá)

NOTAS
Rogers
O filme desempenhou um papel importante na conquista do reconhecimento de Will Rogers como a estrela número um de bilheteria em 1934. Rogers recebeu elogios da crítica por seu desempenho, alguns notando que Rogers se encaixou perfeitamente no papel com sua personalidade comovente. Rogers conseguiu um equilíbrio entre frases cômicas e dramas sérios. O Tulsa Daily World resumiu o desempenho de Rogers: "A interpretação do Juiz Priest pela estrela tem a marca da autenticidade ... a mistura única de talento único com um papel rico e esplêndido." Rogers morreu em um acidente de avião apenas um ano após a libertação do Juiz Priest.

Stepin Fetchit
No papel de Jeff Poindexter, o diretor John Ford deu a Stepin Fetchit algum espaço para expandir sua atuação cômica. Quando o juiz Priest pergunta a Jeff por que ele não está usando os sapatos, Fetchit improvisa comicamente: "Estou guardando-os para quando meus pés se desgastarem". Fetchit era conhecido por frequentar festas luxuosas e causar travessuras fora do estúdio. Pouco antes do assassinato do Juiz Priest, Fetchit causou comoção em um show beneficente no Apollo Theatre, em Nova York.

Loading comments...