CHUVA (1932) Joan Crawford, Walter Huston, Fred Howard | Drama | P&B

27 days ago
33

Rain é um drama pré-Código de 1932 estrelado por Joan Crawford como a prostituta Sadie Thompson. Dirigida por Lewis Milestone e ambientada nos Mares do Sul, a produção foi filmada em parte na Ilha de Santa Catalina e no que hoje é o Crystal Cove State Park, na Califórnia. O filme também apresenta Walter Huston no papel de um missionário em conflito que insiste que Sadie acabe com seus maus caminhos, mas cujos próprios padrões morais e comportamento hipócrita decaem constantemente. Crawford foi emprestado pela MGM à United Artists para este filme.

O enredo do filme é baseado na peça Rain de 1922, de John Colton e Clemence Randolph, que por sua vez foi baseada no conto de 1921 "Miss Thompson" (mais tarde renomeado como "Rain") de W. Somerset Maugham. A atriz Jeanne Eagels desempenhou o papel no palco. Outras versões cinematográficas da história incluem: um filme mudo de 1928 intitulado Sadie Thompson, estrelado por Gloria Swanson, e Miss Sadie Thompson (1953), estrelado por Rita Hayworth.

SINOPSE
Uma prostituta recém-chegada ao Pacífico Sul encontra-se em conflito com um missionário severo determinado a salvar a sua alma.

Um navio que se dirigia para oeste a caminho de Apia, Samoa, está temporariamente encalhado nas proximidades de Pago Pago devido a um possível surto de cólera a bordo. Entre os passageiros estão Alfred Davidson, um missionário hipócrita, sua esposa, e Sadie Thompson, uma prostituta. Thompson passa o tempo festejando e bebendo com os fuzileiros navais americanos estacionados na ilha. O sargento Tim O'Hara, apelidado por Sadie de "Bonito", se apaixona por ela.

Seu comportamento selvagem logo se torna mais do que os Davidsons podem suportar e o Sr. Davidson confronta Sadie, decidindo salvar sua alma. Quando ela rejeita sua oferta, Davidson faz com que o governador ordene que ela seja deportada para São Francisco, Califórnia, onde ela é procurada por um crime não especificado (pelo qual ela diz ter sido incriminada). Ela implora a Davidson que permita que ela permaneça na ilha por mais alguns dias – seu plano é fugir para Sydney, na Austrália. Durante uma discussão acalorada com Davidson, ela passa por uma conversão religiosa e concorda em retornar a São Francisco e à sentença de prisão que a espera lá.

Na noite anterior à sua partida, o sargento O'Hara pede a Sadie em casamento e se oferece para escondê-la até que o barco de Sydney parta, mas ela se recusa. Mais tarde, enquanto os tambores nativos tocam em uma dança nativa desinibida, o reprimido Davidson verifica Sadie e é dominado pelo desejo por ela. Na manhã seguinte, ele é encontrado morto na praia – um suicídio. A hipocrisia e fraqueza de Davidson permitem que Thompson retorne ao que era antes e ela parte para Sydney com O'Hara para começar uma nova vida.

ELENCO E EQUIPE
Joan Crawford como Sadie Thompson
Fred Howard como Hodgson
Ben Hendricks Jr. como Griggs
William Gargan como Sargento Tim O'Hara
Mary Shaw como Ameena
Guy Kibbee como Joe Horn
Kendall Lee como Sra. MacPhail
Beulah Bondi como Sra. Davidson
Matt Moore como Dr. Robert MacPhail
Walter Huston como Alfred Davidson
Walter Catlett como Mestre Bates

Dirigido por Lewis Milestone (sem créditos)
Roteiro de Maxwell Anderson
Baseado na peça Rain 1922 de John Colton e Clemence Randolph
Senhorita Thompson 1921, história de W. Somerset Maugham
Produzido por Lewis Milestone
FotografiaOliver T. Marsh
Editado por W. Duncan Mansfield
Música de Alfred Newman
Produtora Metro-Goldwyn-Mayer (apenas créditos do estúdio)
Distribuído por Artistas Unidos
Data de lançamento 12 de outubro de 1932
Tempo de execução 92 minutos
País Estados Unidos
Língua inglesa
Orçamento $ 591.000
Bilheteria $ 704.000

NOTAS
Em 1960, o filme entrou em domínio público nos Estados Unidos porque os requerentes não renovaram o seu registro de direitos autorais no 28º ano após a publicação.

Loading comments...