OPAS alerta que a pior temporada de dengue da história na América Latina é esperada.

Enjoyed this video? Join my Locals community for exclusive content at brazu.locals.com!
1 month ago
90

OPAS alerta que a pior temporada de dengue da história na América Latina é esperada.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Colômbia, 76.984 casos de dengue foram relatados e 24 mortes foram confirmadas. ¿Quais são as causas da proliferação de doenças?
Por: EFE
/ Notícias Caracol
31 De março de 2024
Facebook
Twitter
Whatsapp
Atualizado: Março 31, 2024 03:20 PM
Editado por: Francesco Zucconi
Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS, advertiu que esta deve ser a pior temporada de dengue da história para o continente americano, uma situação que ocorre em grande parte devido ao aumento global das temperaturas e eventos climáticos extremos.
"No ano passado, houve 4,5 milhões de casos e até agora este ano já temos 3,5 milhões, então esta é provavelmente a pior temporada de dengue na América e, portanto, é muito importante que os países que estão experimentando um aumento na transmissão esforços duplos para evitar a propagação, "disse Diretor da OPAS Jarbas Barbosa.

Em uma coletiva de imprensa virtual, Barbosa ofereceu os dados mais recentes sobre a doença e afirmou que até 16 de março o continente americano registrou mais de 3,5 milhões de casos de dengue e mais de 1.000 mortes.
"É motivo de preocupação, uma vez que representa 3 vezes mais casos do que os relatados para esta mesma data em 2023, ano recorde, com mais de 4,5 milhões de casos relatados na região, "ele disse.

O aumento dos casos está ocorrendo "em todos os países da América Latina e Caribe", embora existam três do Cone Sul o mais alarmante: Brasil, Paraguai e Argentina. Eles somam 92% de todos e 87% das mortes.
E é que a dengue - que é transmitida pela picada de um mosquito - "segue um padrão sazonal" e no momento naquela região os primeiros meses do ano correspondem à estação mais quente e chuvosa, explicou.

Embora em outros países da região, onde geralmente há uma alta transmissão no segundo semestre do ano, também há um aumento de casos, incluindo Barbados, Costa Rica, Guadalupe, entre outros, Guatemala, Martinica e México.
"Também estamos detectando a presença do mosquito em áreas geográficas onde a transmissão endêmica não havia sido observada anteriormente., o que significa que alguns países podem não estar preparados para enfrentar um aumento na transmissão, "ele alertou.

Barbosa apontou que existem diversos fatores que podem favorecer o aumento das infecções, uma das "causas ambientais" mais relevantes, principalmente "aumento das temperaturas e aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor ou secas severas".
Esses eventos "levam a população a armazenar água de forma inadequada" e trazem "tempestades ou inundações", situações ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A situação na Colômbia
Na Colômbia, o comitê estratégico de saúde já foi ativado e as medidas foram determinadas pelo Ministério da Saúde para uma resposta oportuna.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, eles foram notificados Foram confirmados 76.984 casos de dengue e 24 óbitos.

Os territórios com os maiores casos de dengue são:

1-Valle del Cauca: 16.457.
2-Cali: 10.278.
3-Huila: 7.881.
4-Tolima: 7.853.
5-Santander: 6.292.

Loading comments...